Topo

Diego Costa, Suárez e C. Ronaldo lideram disputa pela Chuteira de Ouro

Do UOL, em São Paulo

25/12/2013 12h36

Depois do domínio de Lionel Messi nos últimos dois prêmios Chuteira de Ouro, oferecido ao maior artilheiro entre as ligas europeias, a lesão do argentino na atual temporada deixou a disputa para três grandes favoritos: Diego Costa, do Atlético de Madri, Luis Suárez, do Liverpool e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Diego Costa e Luis Suárez estão na frente, com 19 gols, um a mais que o português. Suárez se destaca pela média de 1,58 gol por jogo (19 em 12 partidas), após ter perdido o início da temporada por causa de uma suspensão.

Naturalizado espanhol, Diego Costa luta para ser o primeiro brasileiro a ganhar a Chuteira de Ouro desde Jardel, vencedor em 2002 quando atuava pelo Sporting. Jardel também recebeu o prêmio em 1999, jogando pelo Porto, e o outro brasileiro a vencer foi Ronaldo, em 1997, pelo Barcelona.

Outros que se candidatam são Giuseppe Rossi (Fiorentina, 14 gols), Robert Lewandoski (Borussia Dortmund), Tévez (Juventus), Adrián Ramos (Hertha Berlim), Antoine Griezmann (Real Sociedad) e Javi Guerra (Valladolid), esses últimos com 11 gols. O machucado Messi, com oito, precisará de uma segunda metade de temporada muito eficiente para entrar na disputa.

As cinco ligas de melhor resultado no ranking da UEFA (os campeonatos Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Português) rendem dois pontos por gol a seus artilheiros na Chuteira de Ouro.

A liga francesa, que rende 1,5 ponto, acaba deixando em desvantagem artilheiros como Ibrahimovic (PSG, 15 gols), Cavani (PSG, 12) e Falcao (Monaco, 9). É o caso também do Campeonato Holandês, com o artilheiro islandês Finnbogason (Heerenveen, 17 gols),

Mais inglória é a tarefa do lituano Nerijus Valskis, que joga pelo Suduva e já marcou 27 gols – é o maior goleador dos campeonatos europeus. Como a Chuteira de Ouro oferece apenas um ponto para cada gol da liga da Lituânia, Valskis está atrás de Diego Costa, Luis Suárez, Cristiano Ronaldo e Rossi.