Topo

Destaque do Sub-20, Luan é nova aposta do Grêmio e faz 'teste' no Gauchão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/01/2014 12h08

O setor ofensivo do Grêmio tem, hoje, dois titulares bem definidos [Barcos e Kleber], e os demais são jovens vindos da base que lutam por oportunidade. E o grupo dos que sonham com a chance de atuar ganhou mais um concorrente. Luan, destaque do time eliminado nas semifinais do Brasileirão Sub-20 é aposta considerada valiosa para o futuro.

Formado no futsal, Luan chegou ao Grêmio em fevereiro deste ano e não tardou para ganhar a confiança dos responsáveis pelas categorias de base. Ele subirá ao profissional, também, porque rompe a idade de base e fará 'prova' no elenco de cima durante o Gauchão para se firmar.

"É um momento importante na minha vida. Hora de passar das categorias de base para o profissional. As coisas estão acontecendo muito rápido para mim. Até o ano passado eu jogava futsal em São José do Rio Preto. Fui para o campo e me dei bem. Cheguei ao Grêmio em fevereiro e trabalhei muito para que tudo desse certo. Passei pelo projeto Lapidar [de aprimoramento da base do Grêmio] e me ajudou muito. Toda vez que entro em campo tento mostrar que posso vestir a camisa do Grêmio", disse Luan, em dezembro, ao UOL Esporte.

Luan tem 20 anos, é ambidestro e desde que chegou ao Grêmio marcou 17 gols e deu 14 assistências em 37 jogos. Média de quase uma participação em gol por partida.

A altura, habilidade no drible curto, força e posicionamento enchem os olhos dos responsáveis pelos times inferiores, que acreditam em sua utilização tanto no ataque quanto na última função do meio-campo.

"O Luan é um jogador em que apostamos muito. Foi muito bem nos treinos com o profissional. Além da qualidade de um atacante, que é fazer gols, é um exímio garçom. Tem qualidade técnica refinada, lembra muito um jogador de futsal pelo drible curto e a capacidade de fazer jogadas sem espaço. Apesar de ser um jogador alto", elogia o responsável pelos times inferiores, Júnior Chávare.

A concorrência por partidas eventuais tende a ser forte. No ano passado Lucas Coelho viveu situação semelhante, saiu da base e foi para o profissional após destaque no Gauchão. É um dos postulantes a lugar na equipe. Além de Yuri Mamute, estrela das categorias inferiores desde muito jovem e chamado 'Mamutelli' [associação a Mario Balotelli] pela imprensa italiana depois de atuações pela seleção brasileira.

Os jovens do Grêmio começam a trabalhar na sexta-feira. Os treinos visam as seis primeiras rodadas do Gauchão. Oportunidade para conhecer ainda mais o trabalho das promessas que tentar afirmação em 2014.