Topo

Santos aguarda posição do Palmeiras para investir em Leandro, do Grêmio

Marinho Saldanha e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre (RS) e Santos (SP)

03/01/2014 06h00

A diretoria do Santos está interessada na contratação do atacante Leandro, que disputou a temporada 2013 pelo Palmeiras, mas pertence ao Grêmio. O UOL Esporte apurou que o Comitê Gestor já fez um consulta ao jogador, mas por questões de ética só enviará uma proposta oficial após uma posição definitiva dos dirigentes de Palestra Itália em relação à permanência do atleta no clube da capital paulista.

O nome de Leandro faz parte da lista de reforços do Santos antes mesmo do clube anunciar a contratação de Leandro Damião, ex-Internacional. O jogador é considera o plano B no caso de Eduardo Vargas, do Napoli, da Itália, que segue negociando sua transferência para o time da Vila Belmiro.

No entanto, caso o Palmeiras não chegue a um acordo com Leandro, o Santos tentará a contratação do atacante mesmo se o chileno for contratado.

O Palmeiras está determinado a mantê-lo. No entanto, reluta no pedido salarial. Se não chegar a um acordo sobre os vencimentos, Leandro terá que retornar a Porto Alegre.

A avaliação do departamento de futebol do Grêmio é que o jogador seria extremamente útil ao técnico Enderson Moreira pelo crescimento que teve na temporada, pela experiência adquirida e pelas características do atacante. A direção gaúcha estuda a contratação de um atacante de velocidade. Mas precisa que o eventual reforço se enquadre na nova política de futebol, que mira reduzir gastos. Leandro, por já pertencer ao clube, seria alternativa interessante.

Porém, ainda sob ótica gremista, uma venda seria alternativa melhor. O clube, no entanto, não abre mão de 5 milhões de euros [R$ 14,7 milhões] pelo atleta. Leandro tem contrato até 2016 com o time de Porto Alegre, que possui 55% dos direitos do atleta.

As partes continuam discutindo a renovação de contrato. Por ser um jogador importante e que teve valorização em 2013, a direção do Palmeiras evita dar prazos para a concretização do negócio.

O Palmeiras tem prioridade de prorrogar unilateralmente o empréstimo de Leandro por mais um ano. Entretanto, a diretoria alviverde precisa chegar um acordo salarial com o atacante. Neste caso, ainda, perderia 15% de uma eventual venda, os chamados 'direitos de imagem'. A renovação está emperrada exatamente por causa da pedida do jogador, considerada alta pela diretoria.

O Santos, por sua vez, espera uma definição para investir em Leandro. Além do atacante que pertence ao Grêmio, a diretoria santista segue negociando com mais dois jogadores para a posição. Vargas, do Napoli, e Rildo, da Ponte Preta. No entanto, as duas transações não foram concluídas.

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO