Topo

Presidente do STJD não vê risco de paralisação da Série A e crê em recurso

Do UOL, em São Paulo

11/01/2014 12h11

Em 2011, as Séries C e D do Campeonato Brasileiro foram paralisadas. Na ocasião, o Treze-PB e o Rio Branco brigavam na justiça por uma vaga na Série C. Em 2014, a briga se repete, e a Portuguesa conseguiu uma liminar para permanecer na Série A. O presidente do STJD, Flávio Zveiter, não acredita em possibilidade de paralisação do Brasileirão deste ano.

“É muito prematuro falar em paralisação do campeonato. A CBF vai recorrer. Temos um cenário em que dez ações já foram negadas, e só uma teve liminar acatada nesse caso. A Justiça tem demonstrado claramente qual é o entendimento correto, pela maioria dos pedidos negados. A CBF vai tentar o recurso contra esta liminar, e só nos resta aguardar”, afirmou Zveiter, em entrevista ao jornal LANCE!.

Zveiter também defendeu a decisão tomada pelo STJD, que julgou o caso mantendo à punição à Portuguesa pela escalação de Heverton contra o Grêmio, rebaixando o clube paulista e salvando da degola o Fluminense.

“O STJD está tranquilo. Nossa atuação já terminou e demos a decisão correta. Foi explicada muito bem no voto do relator no julgamento do caso. Estamos vendo esse movimento de ações. O futebol mexe com paixões, mas acreditamos que isso vai ser resolvido”, finalizou.

Além das liminares em favor da Portuguesa, a CBF e o STJD também correm o risco de uma ação do Ministério Público de São Paulo. O promotor Roberto Senise comanda um inquérito para apurar se houve alguma ilegalidade na ação.