Topo

Pelotas vence o Inter Sub-23 de virada e conquista a inédita Recopa Gaúcha

Felipe Garcia entrou no Pelotas no primeiro tempo e marcou dois gols que deram o título da Recopa - Marcelo Campos / MC10 / Divulgação
Felipe Garcia entrou no Pelotas no primeiro tempo e marcou dois gols que deram o título da Recopa Imagem: Marcelo Campos / MC10 / Divulgação

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

13/01/2014 22h35

O Pelotas venceu o Internacional Sub-23, por 3 a 2, de virada, nesta segunda-feira, no estádio Boca do Lobo, e conquistou a inédita taça da Recopa Gaúcha. A competição disputada em um jogo colocou frente a frente o alvirrubro de Porto Alegre, campeão estadual de 2013, e Pelotas, vencedor da Supercopa Gaúcha, disputada no segundo semestre do ano passado. Mesmo com um a menos desde o início do primeiro tempo, o time da cidade da zona sul do Rio Grande do Sul aproveitou o fator local e o grupo experiente para conquistar o primeiro título disputado em 2014.

Aos cinco minutos, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima paralisou o jogo para pedir para que a iluminação fosse ligada. Quatro minutos depois, com chuva e com todos os refletores funcionando a partida foi reiniciada. Aos 11, Lucas, que havia recebido cartão amarelo por entrada forte em um jogador do Inter logo a três, acabou expulso por simulação dentro da grande área.

Após cobrança de Gladestony, aos 18, Bertotto cabeceou, Nathan desviou na entrada da pequena área, o goleiro Paulo Sérgio defendeu para o meio da área e Cláudio Winck chegou empurrando para o fundo das redes. Inter 1 a 0. Com a vantagem no placar, o Colorado passou a esperar o adversário para partir em rápidos contra-ataques.

Com um a menos, o Pelotas tinha dificuldades para chegar ao ataque e ainda sofria com a velocidade dos jovens jogadores do time da capital do Rio Grande do Sul. Aos 30, Paulo Porto retirou o veterano Sandro Sotilli e Carlos Alberto e colocou Felipe Guedes e Garcia.

As mudanças deram uma melhor organização ao meio de campo, porém, se conseguir chances claras de gol. Já o Inter chegava até o campo de ataque, mas também tinha dificuldades para concluir a gol. Porém, aos 43, Cláudio Winck bateu falta próxima a grande área e acertou o ângulo direito de Paulo Sérgio. Logo após a saída de bola, Felipe Garcia testou da intermediária e acertou o ângulo esquerdo de Alisson. Inter 2 a 1.

Em desvantagem no placar e jogando em casa, o Pelotas partiu para o ataque no segundo tempo, porém, não conseguia superar a defesa armada por Clemer. Já o Inter, com a forte chuva que caia na cidade da zona Sul, apelava para os lançamentos para tentar chegar ao ataque. Aos 19, Nathan recebeu lançamento de Gladestony sozinho pela esquerda de ataque, avançou, mas chutou para fora.

Porém, aos 25, César Santiago roubou uma bola próxima a entrada da grande área e bateu colocada no canto esquerdo de Alisson, deixando tudo igual no placar. Três minutos depois, Felipe Garcia aproveitou passe de cabeça, após escanteio da esquerda, e virou o jogo. Pelotas 3 a 2.

Em desvantagem, o técnico Clemer colocou Alex Nemets, Bruno Gomes e Fernando Baiano, mas a equipe jovem do Internacional não teve forças para buscar um novo empate. Aos 38, Thales chutou Mithyuê e acabou expulso. Aos 41, Nemetz desviou uma bola de cabeça e ela passou próximo ao poste direito de Paulo Sérgio. Com os jogadores do Inter bastante nervosos e sem força ofensiva, o Pelotas comemorou o título da Recopa Gaúcha em casa.

O time Sub-23 do Internacional folga na terça e na quarta-feira reinicia as atividades visando a estreia no Campeonato Gaúcho contra o São Luiz, no sábado, às 17h, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Já o Pelotas vai a Bento Gonçalves enfrentar o Esportivo, no domingo, às 17h, no estádio Montanha dos Vinhedos.

PELOTAS 3 X 2 INTER - RECOPA GAÚCHA 2014

Data: 13/01/2014 (segunda-feira)
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas(RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima.
Auxiliares: Marcelo Oliveira e Cláudio Gonçalves.
Cartões amarelos: Lucas, Bruno Salvador e Mithyuê (PEL); Aylon e Raphinha (INT)
Cartões vermelhos: Lucas (PEL) e Thales (INT)
Gols: Cláudio Winck (INT), aos 16min e 43min do primeiro tempo; Felipe Garcia(PEL), aos 44min do primeiro tempo, César Santiago (PEL), aos 25min, e Felipe Garcia(PEL), aos 29min do segundo tempo.

PELOTAS
Paulo Sérgio; Igor, Bruno Salvador, Fred e Carlos Alexandre (Alex); Gaúcho, César Santiago, Lucas, Carlos Alberto (Felipe Guedes), Jefferson (Mithyuê); Sandro Sotilli (Felipe Garcia).
Técnico: Paulo Porto

INTERNACIONAL
Clemer: Alisson; Claudio Winck, Jean, Thales e Raphinha; Rodrigo Dourado, Bertotto, Gladestony (Alex Nemetz), Aylon e Reis (Bruno Gomes); Nathan (Fernando Baiano).
Técnico: Clemer