Topo

Michael é liberado de pena por doping, mas Flu manterá tratamento e exames

Rodrigo Paradella

Do UOL, em Mangaratiba (RJ)

16/01/2014 18h51

O Fluminense ganhou um reforço para o Campeonato Carioca durante esta quinta-feira. O atacante Michael foi liberado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da pena que cumpria por doping desde maio do ano passado, quando foi pego com cocaína. O jogador, no entanto, ainda seguirá passando por tratamento psicológico e exames toxicológicos por mais oito meses.

O acompanhamento faz parte da decisão do STJD, que exigia uma série de atitudes para que Michael fosse liberado da pena antes dos 16 meses inicialmente estabelecidos, entre elas exames toxicológicos e palestras para jovens das categorias de base.

“O Michael tinha sido punido com 16 meses de suspensão, e, na ocasião, foi decidido que ele poderia ter o beneficio de reduzir a pena pela metade em caso de bom comportamento. Ele fez as palestras e cumpriu a questão dos exames. Com isso, o tribunal entendeu que ele cumpriu e o liberou nesta quinta”, explicou o diretor executivo do departamento jurídico do Fluminense, Mário Bittencourt.

Mesmo liberado, Michael ainda será acompanhado pelo Fluminense e o STJD nos próximos oito meses. O clube terá que enviar exames do atleta para o tribunal e também manterá o tratamento psicológico feito até aqui para evitar uma recaída.

“Ele cumpriu medidas sócio-educativas para que ele fizesse os exames e passasse o aprendizado dele a outros jovens. Nessa decisão, ficou claro que ele terá que manter os exames pelos próximos oito meses. Ele terá que continuar com isso, só está liberado das palestras. Mas tem que fazer os exames mensalmente para continuar livre da pena”, explicou o advogado do Tricolor.

Segundo Mário Bittencourt, Michael está se sentindo aliviado com a decisão do STJD. Michael tem 20 anos e surgiu como promessa no Campeonato Carioca de 2013, quando marcou quatro gols em apenas sete jogos.

“O sentimento dele é de alivio, o que considero uma decisão justa. Que aplicou a pena, uma pena pesada. Imagina 16 meses, mesmo que reduzida pela metade. Foi uma pena pesada que mostrou a ele outro caminho”, encerrou Bittencourt.

Michael já deve ser titular neste sábado, contra o Madureira, quando substituirá o capitão Fred, em Moça Bonita. O técnico Renato Gaúcho escalou o jovem entre os titulares em todos os treinos da pré-temporada em Mangaratiba.