Topo

Túlio Maravilha faz gol 1000 e ganha festa no meio do jogo

Do UOL, em São Paulo

08/02/2014 18h42

O veterano atacante Túlio Maravilha, de 44 anos, encerrou na tarde deste sábado a busca por seu milésimo gol na carreira. Em sua estreia pelo Araxá, na segunda divisão do Campeonato Mineiro, o artilheiro marcou de pênalti aos 29 minutos contra o Mamoré, após o zagueiro adversário colocar a mão na bola. A festa pelo gol 1000 de Túlio aconteceu no meio da partida, sem invasão da torcida, mas com emoção suficiente para encerrar a participação do atacante na partida. Depois, ele dedicou o gol à família e aos "sonhadores".

Logo após o gol, Túlio pegou a bola que pela milésima vez balançou as redes e foi erguido por companheiros e funcionários do Araxá, no Fausto Alvim, palco da partida. Emocionado, ele foi para os vestiários logo depois de comemorar, e foi substituído. No momento em que Túlio saiu de campo o placar marcava 1 a 1.

As contas são do próprio Túlio. Não há registro oficial sobre os 1000 gols que o jogador tenha feito durante a carreira. Desde 2001, quando passou a trocar de clubes com maior frequência, em busca do milésimo gol, Túlio passou por quase 40 agremiações diferentes. Com a marca atingida, o atacante alcança feito pelo qual Pelé e Romário ficaram marcados. 

Neste sábado Túlio fez sua estreia pelo Araxá. Ele firmou um contrato de seis partidas com o clube e agora terá mais cinco jogos para disputar, agora livre da busca pelo milésimo gol. Dos vestiários, Túlio foi ao Twitter para dedicar o gol à família e àqueles que acreditam nos sonhos, como o dele, de atingir o milésimo gol. 

Túlio marcou história pelo Botafogo, clube ao qual sempre pediu auxílio para atingir a marca que colocou como meta principal de sua carreira. Ele viveu a melhor fase profissional em 1995, pelo clube carioca, depois de ser revelado pelo Goiás e jogar no Sion, da Suíça. Em 95, foi campeão brasileiro pelo Botafogo, em ano que também se sagrou artilheiro do torneio. Antes, tinha sido o goleador em 1994 e 19989, pelo Goiás.

A temporada espetacular de Túlio em 1995 fez com que ele chegasse à seleção brasileira. Ele já havia disputado três amistosos, entre 1991 e 1994, e fez mais 12 partidas em 1995. O atacante, no entanto, nunca teve a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo.

Romário marcou milésimo pelo Vasco, em 2007

  • 37 anos após Pelé fazer história marcando seu milésimo gol, Romário atingiu a mesma marca. Em 20 de maio de 2007, em São Januário, o Vasco enfrentava o Sport pela segunda rodada do Brasileirão quando um pênalti foi marcado, o centroavante converteu para o time carioca e entrou para a história do futebol por marcar seu gol 1000. "Aos 41 anos, Papai do céu me deu uma oportunidade dessa, e eu não esperava. Tive oportunidade de atingir essa marca não só para mim, para os meus pais, para a minha família, mas para o mundo todo". Apesar da festa, há quem conteste a legitimidade dos números já que apenas 902 dos gols considerados foram marcados em partidas oficiais; outros 77 foram feitos como amador e 21 contados em ocasiões festivas. O próprio jogador admitiu que nunca falou que os gols foram feitos só como profissional ou em jogos oficiais e, em entrevista, encerrou a polêmica: "É meu milésimo gol, não meu milésimo gol profissional".

Em 1969, Pelé dedicou gol 1000 às "criancinhas"

  • Pelé marcou seu milésimo gol da carreira em 1969, com a camisa do Santos, na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no dia 19 de novembro. O Rei marcou de pênalti, aos 33 minutos do segundo tempo, no canto em que pulou o goleiro Andrada. Dias antes, o goleiro havia dito que não gostaria de sofrer o gol 1000 de Pelé para que não fosse lembrado pelo feito, como é até hoje. Após a bola balançar as redes, Pelé viu imprensa e companheiros de Santos invadirem o campo e pediu: "Pensem no Natal, pensem nas criancinhas". Ele vestiu uma camisa comemorativa do Santos, com o número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.