Topo

Barça será julgado por possível sonegação de 9,1 mi de euros em caso Neymar

Do UOL, em São Paulo *

20/02/2014 11h53

Após pedido da promotoria da Audiência Nacional, o juiz Pablo Ruiz imputou o Barcelona por fraude fiscal na contratação do brasileiro Neymar e o clube será julgado como pessoa jurídica pela suposta sonegação de 9,1 milhões de euros à Fazenda.

Ruz, que também investiga o ex-presidente Sandro Rosell por "apropriação indébita" na aquisição do craque brasileiro, tomou esta decisão depois que o promotor José Perals fez um pedido por escrito para se investigar uma "engenharia financeira" realizada pelo Barça para enganar a Fazenda espanhola.

"Os presentes indícios são suficientes para abrir a investigação envolvendo possíveis delitos contra a Fazendo por parte da entidade FC Barcelona", afirmou o juiz em nota.

Quanto às diligências pedidas, o juiz solicita à Agência Tributária que apresenta as declarações voluntárias de liquidação de impostos do clube dos anos 2011, 2012 e 2013 relacionadas com a contratação do brasileiro.

O magistrado reivindica, além disso, ao pai do jogador, Neymar Da Silva Santos, que apresente ao tribunal em um prazo de dez dias os estatutos de quatro das sociedades nas quais aparece como representante legal, como a sociedade N&N.

O juiz também reivindica ao pai e agente do jogador as declarações tributárias a partir de 2011 e o contrato de cessão da exploração dos direito de imagem da sociedade N&N com o jogador.

Em um documento de 17 de fevereiro, a procuradoria calcula a suposta fraude tributária em 9,1 milhões de euros cometida nos anos de 2011 e 2013. Caso seja considerado culpado, o Barcelona teria que pagar de duas a quatro vezes essa quantia não declarada.

Este é o novo capítulo do 'caso Neymar'. Tudo começou com o questionamento de um sócio do clube catalão, em 2013, sobre os valores pagos ao astro brasileiro na ida do Santos ao Barcelona. A Justiça da Espanha passou a investigar o caso para saber se alguém havia lesado o Barça. Sandro Rosell pediu demissão da presidência do clube e algo inédito na história da equipe aconteceu: detalhes do contrato e salário de um jogador foram divulgados.

* Com informações da EFE