Topo

Tanque vira artilheiro do Botafogo e mantém sucesso de gringos 'matadores'

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/03/2014 06h07

Tradicionalmente o Botafogo tem uma forte ligação com jogadores de fora do país. Fischer, Loco Abreu, Herrera, Seedorf entre outros fizeram história no Alvinegro e estão na lista de maiores goleadores gringos do clube. Apesar do pouco tempo, Tanque Ferreyra já dá mostras de que o sucesso de estrangeiros ‘matadores’ terá sequência em General Severiano.

Juan Carlos Ferreyra, ou El Tanque para os torcedores, já é, ao lado de Henrique, o artilheiro do Botafogo na temporada com cinco gols em dez jogos disputados. Apesar de algumas caneladas, o argentino já conquistou a torcida com sua disposição demonstrada em campo, aliado aos importantes tentos marcados.

Os três gols marcados por ele na Copa Libertadores, por exemplo, foram de extrema importância para o Alvinegro. O primeiro abriu o placar na vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo-ARG, no Maracanã. O segundo, por sua vez, assegurou um ponto diante do União Española, no Chile. Já o terceiro foi o do triunfo sobre o Independiente José Terán-EQU.

“É sempre importante para um jogador fazer muitos gols. Ainda mas num torneio que conheço, como a Libertadores. Queremos fazer história e as coisas estão indo bem”, disse El Tanque, que teve seu nome gritado diversas vezes pela torcida durante a vitória sobre o Independiente José Terán.

“Logicamente que, quando as coisas saem bem, a torcida pega mais carinho por você. E isso é muito bom. Vou trabalhar forte no dia a dia para que as coisas saiam bem na hora do jogo”, completou o argentino.

Atualmente, Tanque Ferreyra sequer aparece na lista dos dez maiores goleadores gringos do Botafogo. Mas é questão de tempo. Ele precisa de mais cinco gols para que isso ocorra, o que tem tudo para ocorrer.

O maior artilheiro estrangeiro do Alvinegro é Fischer, com 68 gols em 180 partidas. Logo em seguida, aparece Loco Abreu, com 63 tentos em 109 jogos. Outro atleta com passagem recente aparece na terceira colocação: Herrera, com 51 gols, em 142 duelos. Seedorf é o 6º, com 24 gols, em 81 confrontos.