Topo

Fluminense age rápido e define contratação do técnico Cristóvão Borges

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2014 15h48

O Fluminense agiu rápido e acertou a contratação do técnico Cristóvão Borges nesta quarta-feira, horas após anunciar a demissão de Renato Gaúcho. O técnico estava desempregado desde sua passagem pelo Bahia, encerrada após o fim do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Cristóvão é sonho antigo do presidente Peter Siemsen no Fluminense. Ele era um dos nomes cotados para assumir o clube no ano passado, após a demissão de Abel Braga e, depois, de Renato Gaúcho, mas as conversas não avançaram. A escolha do treinador foi exclusivamente feita pela diretoria do Tricolor, sem interferência da Unimed Rio.

Apesar de esta ser a primeira passagem de Cristóvão como técnico pelo Fluminense, a ligação do treinador com o clube das Laranjeiras é antiga. O agora técnico atuou como jogador do time tricolor entre 1979 e 1983.

Cristóvão Borges ganhou projeção no futebol brasileiro por ter assumido o Vasco após o AVC que atingiu Ricardo Gomes em 2011. O então auxiliar técnico se saiu bem como comandante do Cruzmaltino e acabou efetivado no cargo. Naquele ano, ele levou o time de São Januário ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro.

Cristóvão venceu a concorrência de Ney Franco para assumir o cargo nas Laranjeiras. O principal fator que o levou a vitória na "disputa" foi a sua disponibilidade no mercado, ao contrário do rival que está trabalhando no Vitória, um dos finalistas do Campeonato Baiano.

O novo treinador do Fluminense será apresentado no começo da tarde desta quinta-feira e comandará seu primeiro treino no clube a partir das 15h30. Nesta quarta, Marcão comandou a equipe, uma vez que Renato Gaúcho nem foi às Laranjeiras.

Já o ex-técnico Renato Gaúcho foi demitido do Fluminense na manhã desta quarta-feira após ser eliminado do Campeonato Carioca no último domingo, com derrota para o Vasco por 1 a 0, na semifinal da competição.

A demissão de Renato gerou discórdia nos bastidores, tanto é que Cristóvão será inteiramente pago pelo Fluminense, enquanto o ex-treinador tinha a maior parte de seus salários pagos pela Unimed Rio. Por isso mesmo, o técnico ex-Vasco e Bahia foi escolhido somente pela diretoria tricolor.