STJ aponta Sport como campeão brasileiro de 1987 e frustra o Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Caixa Econômica Federal

    Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal, deverá ficar com São Paulo após decisão do STJ

    Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal, deverá ficar com São Paulo após decisão do STJ

Em julgamento nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu umas das polêmicas que envolvem o futebol brasileiro. Pelo placar de 4 a 1 na votação, o Sport foi definido como único e exclusivo campeão nacional de 1987. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não poderá apontar o Flamengo como campeão deste torneio. A decisão frustra o clube da Gávea, que se envolveu em longa briga nos tribunais.

Os ministros do STJ também modificam os rumos de outra batalha na modalidade. O São Paulo passa ser o primeiro clube a conquistar cinco títulos do Campeonato Brasileiro e ganha o direito de ficar com a Taça das Bolinhas.

Insatisfeito com o reconhecimento do Flamengo como campeão nacional de 1987, o Sport foi à Justiça Comum para ser considerado o único campeão de 1987. O Rubro-Negro carioca contra-atacou com uma representação pedindo severa punição aos pernambucanos. De acordo com a Fifa, um clube só pode realizar tal operação quando todos os recursos na Justiça Desportiva se esgotarem.

No dia 21 de fevereiro de 2011, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho do mesmo ano, a entidade que comanda o futebol nacional teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport. A partir de então, a briga foi para o Superior Tribunal de Justiça.

Com a resolução de considerar apenas o Sport campeão de 1987, o Flamengo volta oficialmente a ser pentacampeão brasileiro, dono dos títulos de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Por consequência, o São Paulo passa a ser o primeiro pentacampeão e, assim, o real detentor da Taça das Bolinhas, já que faturou os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007. Em 2008, venceu mais uma vez e se tornou hexa.

O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos