Topo

"Milton Neves" da imprensa espanhola tem Neymar como alvo preferencial

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

16/04/2014 06h00

Ligar a televisão em Barcelona, na Espanha, e ouvir críticas a Neymar é uma tarefa simples, ainda mais se Tomás Roncero estiver no ar. O jornalista é famoso por encarnar o personagem de torcedor fanático pelo Real Madrid. As críticas são diárias e exibidas numa emissora aberta a todo o país. O atacante é chamado por ele de “Neymal” e a opinião que carrega é a de que o brasileiro provou na sua primeira temporada europeia que precisa ser emprestado a um clube menor do continente.

O jornalista tem 48 anos, passou a infância convivendo com títulos expressivos do Real Madrid e foi influenciado pelo pai na escolha do time do coração. Atualmente, ele chefia a reportagem do diário “AS”, de Madri, e participa de debates esportivos na televisão, quando parece falar em tom de brincadeira, mas afirmar estar ali expondo sua opinião. Na véspera de Real Madrid x Barcelona pela final da Copa do Rei, em Valência, Roncero explicou ao UOL Esporte o que o faz pensar que Neymar é um fracasso até o momento.

“Eu reconheço que o garoto tem técnica apurada e é capaz de lances extraordinários. Acontece que ele não está pronto para o Barcelona ou uma grande equipe da Europa. Basta ver que Ronaldo, Ronaldinho, Romário, passaram por outras equipes menores do continente antes da experiência em um grande time. Ele precisa de clube com menor exigência. Do jeito que está ele vai virar um Robinho, que sofreu problema idêntico vindo diretamente para o Real Madrid”, opinou Roncero.

“Posso te citar o Bale como exemplo atual. Ele é melhor que o Neymar, pois é mais forte e adaptado pela formação na Europa. Faz mais gols, dá assistências e é líder sem o Cristiano (Ronaldo) em campo. O Neymar tem futebol mais vistoso, só que falta instinto de gol” complementou.

Roncero é respeitado na área e um dos jornalistas esportivos mais famosos da Espanha. Sua conta no Twitter possui mais de 430 mil seguidores e é recheada de ataques e gozações ao Barcelona. Na rede social do jornalista, Neymar já foi chamado de “sprint & splash” por ser rotulado como um jogador que se atira exageradamente no campo.

Numa análise séria, o jornalista diz que Neymar da Silva Santos, o pai do jogador, representa um peso na carreira do atacante. O motivo é a maneira como a negociação com o Barcelona foi conduzida e a exposição do custo do jogador (86,2 milhões de euros), valor maior que o anunciado na época da transferência.

“O pai do Neymar atrapalhou o desenvolvimento do jogador no Barcelona. Todos imaginavam que o Neymar valia 40 milhões de euros a menos e por esse preço exposto ele está devendo muito em campo. Fez bem o Real em não contratá-lo”, destacou.

“Com todos os valores, eu colocaria o pai do Neymar em campo. Seguramente ele chuta melhor a gol do que o filho”, chegou a postar o comentarista.

Roncero jamais esconde o fanatismo pelo Real Madrid. Para ele, Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do clube e é melhor que o argentino Lionel Messi, um dos alvos prediletos de gozação.

“O Messi é mais pragmático e desaparece em campo. E o Cristiano (Ronaldo) nunca fica parado. Além disso é mais ambicioso, com sede de vitória e profissional. Sempre joga até a morte”, argumentou.

A exposição do fanatismo pelo Real e a maneira como goza o Barcelona não deixam o jornalista preocupado. Ele vive em Madri e nos contatos com a torcida do Barça nunca houve agressão.  O momento de maior apreensão aconteceu há três anos, justamente no último clássico entre os times em uma decisão de Copa do Rei, na mesma cidade de Valência.

“Lembro que fui hostilizado enquanto andava na rua e tive receio. Mas no geral, os torcedores sabem respeitar a admiração e o respeito que eu tenho por um clube. É um fanatismo admirado por todos”, explicou.

Na final, o fã do Real Madrid e anti-Barcelona vai ao local do jogo a trabalho como sempre faz: “Sem o Cristiano (Ronaldo), o Barcelona é favorito. Só que eu não me esqueço que há três anos também era assim. Sempre vou a trabalho, mas nunca deixo de torcer”, avisou o jornalista.

Barcelona e Real Madrid decidem a Copa do Rei da Espanha nesta quarta, a partir das 16h30 (horário de Brasília). O Placar UOL Esporte acompanha em Tempo Real.