Topo

Léo se aposenta e expõe mágoa no Santos: "não foi dada oportunidade"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/04/2014 16h46

Após se reunir com integrantes do Comitê Gestor do Santos e ser informado que seu contrato, que termina no próximo dia 30, não será renovado, o lateral esquerdo Léo anunciou o fim de sua carreira aos 38 anos na tarde desta quinta-feira. O jogador se despediu da torcida santista através de sua página no Facebook e não deixou de expor sua insatisfação com o caso.

Léo acredita que tem condições de jogo e que foi dispensado antes de ter sido testado em campo nesta temporada.

“Mesmo me sentindo em condições de seguir jogando, não me vejo vestindo a camisa de outro clube. Queria ter sido questionado dentro de campo e não em treinamentos. Mas essa oportunidade não foi me dada”, afirmou Léo.

O lateral de 38 anos só entrou em campo em um dos 22 jogos do Santos nesta temporada. A estreia do veterano em 2014 ocorreu na partida contra o Mixto, pela Copa do Brasil, na inauguração da Arena Pantanal, no último dia 2.

Léo, maior ganhador de títulos do Santos após a Era Pelé, aceitou reduzir o seu salário para renovar contrato com o Santos no inicio do ano. O lateral recebia o ordenado fixo de R$ 80 mil por mês e não ganhava mais por produtividade. O experiente jogador recebia R$ 15 mil por cada partida disputada nos últimos anos.

Léo já encabeçava a lista de dispensas da diretoria do Santos no início desta temporada e, inclusive, ficou revoltado com os dirigentes ao ser informado por terceiros que não teria seu contrato renovado no final do ano passado.

O jogador desabafou em entrevistas no inicio do ano e revelou que existiam jogadores ganhando muito e jogando pouco no clube. As críticas do veterano deram certo, pois a diretoria mudou de ideia e estendeu seu vínculo, prometendo uma espécie de homenagem ao ídolo santista durante a disputa do Paulistão.

No entanto, Léo esteve boa parte do ano se recuperando de uma cirurgia no joelho direito. Antes de entrar no segundo tempo em Cuiabá, o veterano de 38 anos não atuava há seis meses.

Veja a despedida de Léo na integra:  

Durante reunião na tarde desta quinta-feira com membros do Comitê de Gestão do Santos, fui comunicado de que meu contrato com o clube, que se encerra no dia 30 deste mês, não será renovado, após decisão da comissão técnica e do departamento de Futebol.

Recuperado de uma lesão no joelho, sofrida no final do ano passado, vinha trabalhando forte com o restante do elenco e exatamente agora estava muito próximo das minhas condições ideais.

Chego ao término do meu vínculo como atleta do Santos com a sensação do dever cumprido. Somando minhas duas passagens pela Vila Belmiro, foram dez anos e exatos 455 jogos em que sempre procurei dar o meu melhor em defesa do Alvinegro.

Estar na relação dos dez atletas que mais vezes vestiram a gloriosa camisa do Peixe, e ser o maior campeão após a Era Pelé, com oito títulos conquistados, é motivo de grande orgulho.

Mesmo me sentindo em condições de seguir jogando, não me vejo vestindo a camisa de outro clube. Queria ter sido questionado dentro de campo e não em treinamentos. Mas essa oportunidade não foi me dada. 

Por isso, anuncio que encerro aqui minha carreira como atleta.

Vou voltar meu foco para minha preparação visando seguir outra função dentro do futebol.

Quero agradecer a todos os que sempre estiveram ao meu lado em todos esses anos. Meus companheiros de elenco, treinadores, integrantes da comissão técnica, demais funcionários e jornalistas que acompanharam o dia-a-dia da equipe, pela amizade e respeito na convivência durante os treinos, viagens e jogos.

Meu agradecimento especial à grande nação santista. Afinal, foi por ela que disputei cada bola, vibrei com cada vitória e cada uma das grandes conquistas. E QUE FIQUE CLARO, MINHA HISTÓRIA E MEU AMOR AO SANTOS FC NÃO SE ENCERRAM AQUI! 

Muito obrigado e um abraço a todos.
SANTOS SEMPRE SANTOS!