Topo

Espanhóis vão às ruas para apoiar jovem que jogou banana em Daniel Alves

Do UOL, em São Paulo

02/05/2014 08h46

Após campanha criada no Twitter por amigos e familiares, o torcedor que jogou a banana na direção de Daniel Alves vem ganhando mais apoio na Espanha. Nesta última quinta-feira, um grupo de centenas de pessoas foi às ruas para protestar contra a punição que o jovem David Campayo Leo está sofrendo pela mídia, pelo clube e pela justiça.

Em vídeo divulgado pela TV Ruptly, é possível ver os manifestantes gritando o nome do jovem e também frases criticando a televisão e a imprensa. Uma mulher que foi entrevistada disse que está do lado de Campayo e garantiu: "Ele é uma boa pessoa". Veja o vídeo acima.

Na quarta-feira, um porta-voz da família do jovem também já havia tentado defender David: "Uma coisa é o erro que ele cometeu. Tem que pagar. A outra é esse linchamento que está recebendo de uma maneira totalmente desproporcional".

No Twitter, foi criada a frase #TodosSomosDavid para apoiá-lo. Os seus amigos consideram que está existindo "uma extrema criminalização" por parte de alguns meios de comunicação, que estariam prestando uma "desinformação". Segundo eles, as notícias "não fazem mais do que sujar o nome do nosso povo e dos habitantes".

David Campayo Leo foi banido para sempre do estádio do Villarreal, chegou a ser detido pela polícia, mas acabou solto após prestar depoimento. Apesar disso, ele ainda pode pegar até 3 anos de prisão se o juiz decidir não arquivar o caso.