Topo

Botafogo sofre com obras em CT da base. Até governador do Rio vai ajudar

Obras no centro de treinamento das categorias de base ainda não saíram do papel após quase dois anos - Divulgação
Obras no centro de treinamento das categorias de base ainda não saíram do papel após quase dois anos Imagem: Divulgação

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2014 06h07

O Botafogo lançou em setembro de 2012 a pedra fundamental do novo centro de treinamento das categorias de base, em Marechal Hermes. Desde então, nada mudou. Em meio a problemas burocráticos e crise financeira, o Alvinegro sequer deu inícios às obras. Sensibilizado com a questão, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, irá ajudar o clube a encontrar uma empresa disposta a custear a reforma.

A reforma do centro de treinamento de Marechal Hermes é uma promessa de campanha do presidente Maurício Assumpção, reeleito em 2012. Os avanços nas categorias de base são notórios, mas a “Escola de Futebol”, que funcionaria no novo CT até agora não saiu do papel.

“A obra começará em breve, pois a demolição do antigo CT ainda está em processo com o governo do estado. Para iniciarmos as obras precisamos do alvará da prefeitura, mas está tudo em andamento e em breve elas terão início”, disse na oportunidade o hoje gerente técnico Sidnei Loureiro e então gerente geral da base do clube.

Mas nada saiu conforme o clube esperava. O tal alvará da Prefeitura só saiu pouco mais de um ano depois. Mas desde outubro de 2013, o Botafogo tenta viabilizar a obra através de uma parceria, mas ainda não obteve sucesso. O resultado é completamente ao contrário de tudo o que foi dito.

O próprio presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, em dezembro de 2013, explicou o porquê da demora e fez nova promessa.  “Nós já conseguimos todas as autorizações para começar as obras. Já temos reservado esse dinheiro. Daremos início à fase de demolição já em janeiro. O CT de Marechal começa e termina na minha gestão”, garantiu o mandatário na oportunidade.

Até agora as obras não se iniciaram e nada foi demolido em Marechal Hermes. O dinheiro que estava reservado não é suficiente para que a reforma aconteça. Assim, o Botafogo terá que contar com a ajuda do Governo do Rio de Janeiro. Botafoguense declarado, o governador Luiz Fernando Pesão terá papel decisivo para que alguma empresa se interesse em custear o novo CT.

Para que a promessa seja cumprida, o Maurício Assumpção terá aproximadamente sete meses para que tudo seja resolvido, já que seu mandato se encerrará em dezembro deste ano. As próximas eleições ocorrerão em novembro e até o momento apenas Vinícius Assumpção, da oposição, anunciou candidatura.