Na primeira casa, Corinthians era freguês do Palmeiras e algoz do Santos

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação / Corinthians

    Jogadores do Corinthians em foto de 1918 jogam no estádio da Ponte Grande, a primeira casa do clube

    Jogadores do Corinthians em foto de 1918 jogam no estádio da Ponte Grande, a primeira casa do clube

No dia 18 de maio de 2014, data em que deve se eternizar na história a primeira partida oficial do Corinthians no Itaquerão, pouca gente se lembra do estádio da Ponte Grande, a primeira casa desse clube centenário.

Foi nesse campo, construído em um terreno de 13 mil metros quadrados, situado na Marginal Tietê em São Paulo, que o Corinthians começou a escrever sua história em casa própria.

Ele ficou pronto em 1918 após dois anos de um mutirão que reuniu diretores, jogadores e sócios em torno de seu erguimento.

O Corinthians jogou ali durante 16 anos. E foi lá que começou a se desenvolver uma freguesia naquela que um dia se tornaria a maior rivalidade da capital.

O Corinthians nunca venceu o Palmeiras (então Palestra Itália) no estádio da Ponte Grande. Foram quatro jogos, três derrotas e um empate.

A inauguração do campo, inclusive, foi feita em um torneio amistoso entre as duas equipes, vencido pelo Palestra. No primeiro jogo, empate em 3 a 3. No segundo, triunfo do Palmeiras, 4 a 2.

Em compensação, o lugar foi palco de vários atropelos sobre o Santos, que nunca conseguiu vencer o alvinegro paulistano ali: foram sete jogos, um empate e seis vitórias do Corinthians, incluindo duas goleadas por 6 a 1.

Mas a principal vítima do Corinthians em seu primeiro estádio foi a Portuguesa, que perdeu todos os oito jogos que disputou ali.

No local onde ficava o estádio, hoje há quadras de tênis.

A outra casa corintiana, o estádio da Fazendinha, no Parque São Jorge, continua de pé, mas não recebe jogos do futebol profissional desde 2002.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos