Topo

Shakhtar jogará Liga dos Campeões mais de mil quilômetros longe de Donetsk

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 09h28

Sob clima de tensão por conta da queda do avião MH17 da Malaysia Airlines na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk optou por mandar seus jogos na próxima temporada da Liga dos Campeões na Arena Lviv, que fica cerca de 1.200km da Donbass Arena, onde o time tradicionalmente manda suas partidas. O clube também deve enviar seus jogos do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia em 'campo neutro'.

Donetsk fica no leste da Ucrânia, cerca de 80km da vila de Hrabove, onde o MH17 foi atingido por um míssil e caiu, matando as 298 pessoas que estavam a bordo. A solução encontrada então pelo Shakhtar para garantir segurança em suas partidas internacionais foi se abrigar na cidade de Lviv, que fica no extremo oeste ucraniano.

A partida pela Supercopa Ucraniana - em que o Shakhtar venceu o Dynamo de Kiev por 2 a 0 - já ocorreu na Arena Lviv. Mas o clube de Donetsk sentiu falta de seus torcedores ao jogar tão longe de casa.

"Sejamos honestos, não havia 50% de apoio nas arquibancadas. Mas eu acho que nós poderíamos consertar isso no futuro. Quero dizer Lviv, em particular. Porque estamos a planear realizar nossos jogos nacionais e da Liga dos Campeões aqui", explicou Sergei Palkin, CEO do Shakhtar.

Com relação aos jogadores que desertaram com medo de uma possível guerra - os brasileiros Douglas Costa, Alex Teixeira, Fred, Dentinho e Ismaily, além do argentino Facundo Ferreyra - Palkin manteve o tom de ameaça usado pelo dono do clube, Rinat Akhmetov.

"Estamos na fase de persuasão dizendo Ucrânia é seguro o suficiente para se jogar e viver", disse. "É a nossa principal tarefa neste momento, já que muitos deles estão com medo. Espero resolver isso. Se não, nós temos outros mecanismos para lidar com isso", ameaçou.