Fifa exalta taça do Palmeiras, mas põe Corinthians como 1º campeão mundial

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

  • Acervo Folhapress

    Então prefeito do Rio, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras. Final contra a Juventus teve 100 mil espectadores no Maracanã

    Então prefeito do Rio, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras. Final contra a Juventus teve 100 mil espectadores no Maracanã

A Fifa se pronunciou em comunicado por e-mail sobre a importância do título conquistado pelo Palmeiras na Copa Rio de 1951. O time alviverde ingressou em 2007 com pedido na entidade pleiteando o reconhecimento da taça como um título mundial. Ao UOL Esporte, a Fifa diz que o troféu de 1951 foi o primeiro "a nível mundial" entre clubes da Europa e América, enaltece o feito, mas aponta o Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians, como o primeiro reconhecido oficialmente pela entidade.

O comunicado da Fifa veio com uma gafe: chama erroneamente a Sociedade Esportiva Palmeiras de "Palmeiras Football Club".

"Em reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido feito pela CBF de reconhecer o título de 1951 disputado entre clubes da Europa e da América como a primeira competição de abrangência mundial e que teve o Palmeiras Football Club como o vencedor", informa a assessoria de comunicação da Fifa.

"No que diz respeito à Copa do Mundo de Clubes da Fifa, a primeira edição do torneio foi disputada em 2000 e seu vencedor foi o Corinthians", complementou a entidade em comunicado.

A Copa Rio foi um torneio disputado por  clubes da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os times participantes foram: Juventus (Itália), Vasco da Gama, Estrela Vermelha (Sérvia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França) e Palmeiras.

O clube Paulista venceu o Nice (3 a 0) e o Estrela Vermelha (2 a 1) e perdeu para a Juventus (4 a 0) na primeira fase. Na semifinal, eliminou o Vasco, com vitória por 2 a 1 e empate em 0 a 0. E na grande final derrotou a Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, no Pacaembu, e empatando o segundo em 2 a 2, no Maracanã.

Reprodução
Comunicado da Fifa considera título do Palmeiras em 1951 como uma conquista de 'nível mundial'

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos