Topo

Otávio assina com o Porto e vira 'salvação' do Inter na janela

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/09/2014 16h58

Otávio já é, oficialmente, jogador do Porto. Nesta segunda-feira, o meia-atacante assinou contrato de cinco anos com o time português e concluiu a negociação encaminhada pelo Internacional no sábado. A saída dele é um alívio para os cofres do clube gaúcho, que planejava ao menos uma venda a fim de equilibrar as finanças até dezembro.

A ida dele é uma salvação para os cofres do Colorado. O negócio custou 7 milhões de euros – aproximadamente R$ 20,6 milhões, pagos por um investidor parceiro do clube português. Mas somente metade desta quantia ficará no Beira-Rio. Os outros 50% estão divididos entre um fundo de investimentos do Japão e o próprio jogador.

Otávio virou o ficha 1 do Inter para render dinheiro na semana passada, após recuo dos interessados em Valdívia, Cláudio Winck e até o goleiro reserva Muriel. A primeira sondagem do investidor pelo antigo camisa 7 do Colorado indicava o Benfica como destino. Mas na última hora um desvio de rota levou o jovem para o Porto.

Com a saída dele, o Internacional ganha um fôlego em suas finanças. Dias antes de receber a sondagem e ver Otávio mais próximo de sair, a diretoria viu ser aceito seu pedido de suplementação orçamentária para o departamento de futebol. Mais R$ 50 milhões foram liberados pelos caixas do clube para bancar as contas oriundas de salários, comissão de empresários, viagens e afins.

Promovido ao elenco principal no ano passado, Otávio chegou ao Inter como lateral. Acabou virando meia-atacante pelas mãos de Clemer. O ex-goleiro comandou o jovem em mais de uma equipe das categorias de base do Colorado. Na metade de 2013, virou xodó da torcida e grande aposta da diretoria. O desempenho progressivo da temporada passada não se repetiu em 2014 e as chances ficaram raras com Abel Braga.