Topo

Luxa está há quase 3 meses sem contrato com Fla. Ainda existem divergências

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2014 06h10

Vanderlei Luxemburgo foi apresentado pelo Flamengo no dia 24 de julho. Quase três meses depois, o técnico ainda não assinou contrato, apesar do sucesso na missão de sair da “confusão” no Campeonato Brasileiro. O impasse por conta de algumas cláusulas existe, porém, sem impacto no desempenho diário. Tanto que o comandante conquistou a confiança da diretoria e transformou-se em peça fundamental no planejamento para 2015.

Luxa firmou vínculo até o fim do próximo ano com o Flamengo. Entretanto, dois aspectos viraram tema de discussão e dificultaram a assinatura do contrato. O primeiro envolveu a questão da multa rescisória. Além disso, uma cláusula em torno de ingressos e camisas também travou o processo.

O técnico costuma solicitar em seus contratos a retirada de um número pré-definido de material esportivo e entradas para os jogos no Maracanã. Ele jamais teve problemas com isso. Por sua vez, a gestão comandada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello desaprovou inicialmente os pedidos. As tratativas com o diretor geral Fred Luz, um dos responsáveis por fechar a contratação de Luxa, não avançaram, e o compromisso continuou fora do papel.

O panorama é o mesmo quase três meses depois de Vanderlei voltar ao Flamengo, tirar o time da lanterna do Brasileirão e também colocá-lo na disputa por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil - a equipe venceu o América-RN por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para o confronto no Rio de Janeiro. Apesar da situação incomum, Luxa tratou o impasse com naturalidade ao ser procurado pela reportagem.

“Achei desnecessário discutir qualquer cláusula no momento. O contrato foi elaborado e não tem necessidade de torná-lo público. Está prontinho... Foi uma coisa que ficou. Recebo o salário normalmente. Não tem impedimento. Vamos sentar para formalizar assim que passar a confusão no Campeonato Brasileiro. Não vejo problema”, afirmou.

A ausência da formalidade pode facilitar a saída da Gávea, caso este seja o desejo do treinador. Os dirigentes admitem em conversas internas que o Rubro-negro está desprotegido neste sentido, mas confiam no projeto discutido e na boa relação construída entre as partes para driblar qualquer obstáculo.

Desde que Luxemburgo assumiu o comando, o Flamengo tem a quarta melhor campanha no Brasileirão e um ambiente que proporcionou ao elenco desacreditado de outrora modificar completamente o panorama. Estes são alguns dos motivos que transformaram o técnico em peça fundamental para 2015 e até reduziram em alguns momentos a importância da discussão contratual.

“O Vanderlei tem contrato com o Flamengo até o final do ano que vem. As partes estão 100% satisfeitas com o trabalho. É uma relação muito boa. Tudo o que foi acordado está sendo cumprido”, encerrou o vice de futebol Alexandre Wrobel.