Topo

Pai de Jô teme pela carreira do filho: "está cavando a própria cova"

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte*

15/10/2014 13h44

Os atos de indisciplina de Jô deixam o pai do atacante, Dario Silva, preocupado com a carreira do filho. Segundo ele, o centroavante do Atlético-MG, de 27 anos, vem “cavando a sua própria cova” com os sumiços recentes do clube mineiro. Ele revelou ainda que o jogador chorou e pediu desculpas em conversa com os familiares na terça-feira.

“A gente fica preocupado, ele está cavando a própria cova. Uma coisa é viver uma fase ruim, mas quando é problema disciplinar, é outra situação, os outros clubes olham com outros olhos para ele, vai acabar tendo chance apenas em time pequeno daqui a pouco. Falei isso para ele, ele tem de parar de errar, estamos preocupados com o que vai acontecer com ele”, afirmou Dario Silva, em entrevista ao UOL Esporte.

Ele contou que conversou com o atacante na terça-feira. “Ele disse que está arrependido, pediu desculpas, chegou a chorar com a gente por telefone, disse que está passando por problemas pessoais e não está bem em campo. Então juntou tudo isso e ele acabou cometendo outro ato de indisciplina. Disse que está arrependido, pediu desculpas no Atlético”, explicou Dario.

“A gente lamenta também. É a segunda vez que ele some assim. O Atlético é um grande clube, abriu as portas e ele vem errando. Eu falei que ele não pode mais errar, que agora tem de ter responsabilidade e parar de errar. Mas a gente está preocupado, ele vai ficando marcado com estas indisciplinas que vem tendo. Todo mundo vai olhar torto para ele. Então ele tem que dar a volta por cima”, acrescentou.

A mãe do atacante Jô, Tânia da Silva, disse que conversou com o filho por telefone na terça-feira e se mostrou preocupada.

“Conversei rapidamente com ele, não sei exatamente o que se passa na carreira dele, o que está acontecendo com ele, mas ele me disse que está passando por problemas. Mas eu disse que ele não pode errar assim”, disse ao UOL Esporte.

“Ele está muito triste, chateado, chorou comigo, disse que está passando por problemas. Mas no momento eu não posso falar muita coisa, pois conversar por telefone sobre estes assuntos é complicado. Conversei rapidamente com ele, pedi para que ele ficasse bem e vou conversar com ele depois e ai poderei falar melhor sobre o que está acontecendo com ele”, acrescentou Tânia.

Segundo a mãe do atleta, Jô irá para São Paulo no final de semana para poder conversar melhor com os familiares.

“Ele vai ficar na minha casa neste final de semana e ai vou poder conversar melhor com ele, entender os problemas, vou poder ajudar, cobrar dele. Mas me preocupa, lamento o que está acontecendo com ele, ele está muito triste, abalado”, destacou.

O pai do atleta confirmou que Jô está se separando da mulher, Claudia Santos, e disse que o fato tem mexido com o lado emocional de Jô.

“Cada ser humano reage de um jeito. Uns piram, perdem a cabeça, outros reagem bem. O Jô, infelizmente, vem reagindo mal a esta separação. Me disse que os problemas familiares estão atrapalhando a carreira dele. Mas disse que ele precisa superar isso”, afirmou.

Dario Silva disse não saber qual punição Jô terá, mas confirmou que o atleta já se acertou com a diretoria atleticana.

“Ele conversou com o Levir, com o Kalil e já acertou. Ele deve ser multado, vai treinar separado agora e tentar reconquistar a confiança da diretoria. Ele tem de aceitar agora o que o clube quiser. Eu conversei com ele, com o empresário dele e eles me disseram que conversaram no Atlético e acertaram tudo”, disse.

Porém, segundo o pai do atleta, o futuro do jogador no clube terá duração somente até dezembro. “Ele vai sair depois, me disse que acertou isso. Ficará até dezembro, se for ter chance com o Levir para jogar. Se não, vai ficar treinando e depois vai sair. Não sei para onde, se vai ser negociado, mas ele quer sair no final do ano”, explicou.

Na última terça, em entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, Dario disse que Jô se ressente da companhia de Ronaldinho Gaúcho, liberado pelo clube após desentendimentos com Levir Culpi e a diretoria. "Ele estava apavorado, a bola não quer entrar. Com a saída do Ronaldinho também ficou meio difícil para ele, o meio do Galo deu uma caída. Ainda bem que o Tardelli está em uma boa fase, o Luan está entrando bem. Mas ele tem de ter um pouco de paciência. É difícil, às vezes não acontece como a gente quer", disse Dario, que negou ter falado com o filho sobre salários atrasados. 

"Problema de salário não é só no Atlético. Está difícil para todo mundo. Sobre isso ele não falou. Eu sei porque a gente escuta, que está todo mundo [atrasado]. Eu estou a par de tudo. Não estou passando a mão na cabeça dele. Ele foi lá justificar, conversou com o Maluf", completou, ainda à Alterosa.  

Dario mora em São Paulo e disse ao UOL Esporte que pensa em ir a Belo Horizonte para ficar com o filho. “Eu vou depois para poder conversar melhor com o Jô, acompanhar ele neste momento. Ele voltou a treinar hoje (quarta-feira), vai treinar amanhã (quinta-feira), mas para estes próximos jogos eles não deverá ter chance de jogar, deve ficar para depois”, acrescentou.

A diretoria atleticana ainda não se manifestou oficialmente sobre o futuro do jogador. O clube aguarda uma posição do presidente Alexandre Kalil, que conversou com Jô, seu representante e a comissão técnica, na terça-feira, para informar o que acontecerá com o centroavante e qual será a punição por faltar a treinos.

Sem marcar gols há mais de seis meses (são 22 jogos sem balançar as redes), Jô virou um problema para o Atlético, ao faltar a treinos e ser visto na noite do Rio de Janeiro. Depois de “sumir” do clube em agosto passado, levar multa e ser reintegrado, o atacante repetiu o ato ao não aparecer no clube na sexta-feira e ser cortado do jogo com o São Paulo, domingo passado, pelo Brasileirão.

*Atualizada às 17h58