Topo

Fifa se desculpa por anexar Crimeia a mapa da Rússia em vídeo da Copa 2018

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 17h39

A Fifa pediu desculpas à comunidade ucraniana após apresentar mapa da Rússia com a região da Crimeia anexada em vídeo de lançamento do logo da Copa do Mundo de 2018. O território está no centro da atual disputa entre Ucrânia e Rússia.

O vídeo, apresentado na última terça-feira, em cerimônia em Moscou, foi encomendado, segundo a Fifa, pelo Comitê Organizador Local russo a uma agência de criação local. No evento, a criação visual foi projetada sobre a fachada do famoso Teatro Bolshoi.

A Fifa tirou o vídeo original de sua conta oficial no Youtube e o editou, cortando a parte em que aparece o mapa da Rússia antes de divulgá-lo novamente.

A polêmica surge justo quando a Fifa e a Uefa mediam discussão entre as federações de futebol russa e ucraniana sobre a incorporação da Rússia de três times da Crimeia ao seu campeonato. A Uefa já se pronunciou em março sobre o assunto dizendo que não reconheceria os jogos disputados por estas equipes no campeonato russo.

O vídeo incomodou autoridades ucranianas. Markiyan Lubkivskiy, responsável por organizar a Euro 2012 na Ucrânia e atual líder da segurança ucraniana, chegou a publicar mensagem na internet pedindo uma resposta judicial ao vídeo, sugerindo que ele poderia ajudar a causa do grupo de separatistas pró-Rússia na Ucrânia.

"Advogados, preparem-se. Se não reagirmos duramente a coisas como essa, logo nada mais sobrará para nós", escreveu ele.

A Federação Ucraniana ainda não se pronunciou a respeito.