Topo

Fla retira de pauta votação sobre estrela na camisa e polêmica continua

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/11/2014 18h59

Pouco mais de uma hora antes da reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo, nesta terça-feira (4), na Gávea, o polêmico item sobre a inclusão de mais uma estrela na camisa em referência ao título Mundial do basquete foi retirado de pauta. Não existe data para nova apreciação do tema.

A prioridade do encontro entre os conselheiros será a votação da cota extra cobrada aos sócios para quitar uma dívida de R$ 2,5 milhões com a Cedae e IPTU. O objetivo da diretoria é não mexer no cofre do futebol para arcar com o passivo. Os uniformes para 2016/2017 também passarão pelo crivo dos presentes.

A medida recebeu o apoio do conselheiro e candidato à presidência no último pleito, Jorge Rodrigues, que utilizou uma rede social para expressar o posicionamento favorável ao grupo responsável pela gestão rubro-negra.

Entenda o caso

Depois da vitória sobre o Maccabi Tel Aviv no Mundial de basquete, o conselheiro Eduardo Vinícius de Souza, membro da Comissão de Uniformes, sugeriu colocar em votação a mudança nas camisas do clube. A ideia é valorizar o feito do time comandando pelo técnico José Neto. A alegação é a de que o basquete usa no uniforme a estrela referente ao Mundial de futebol conquistado em 1981, assim como as demais modalidades olímpicas.

"Seria um reconhecimento bacana e de muito merecimento, pois fomos campeões mundiais. Espero que seja aprovado, nos deixaria muito felizes. Estamos ansiosos", afirmou o diretor executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido.

Os conselheiros estão divididos sobre o tema. Os membros favoráveis ao novo modelo de uniforme utilizam a justificativa de que o São Paulo possui cinco estrelas na camisa, três pelos Mundiais Interclubes de Futebol (vermelhas) e duas pelos ouros olímpicos de Adhemar Ferreira da Silva (amarelas). A posição foi rebatida com veemência pelas correntes contrárias.