Topo

CBF anuncia regra para ir à Libertadores a 5 rodadas do fim do Brasileirão

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

10/11/2014 18h28

A CBF publicará até o fim da semana que vem uma resolução sobre as cinco vagas destinadas aos clubes brasileiros para a Copa Libertadores de 2015, na qual explicará como ficará a classificação dependendo das decisões da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. No comunicado, segundo apurou o UOL Esporte, estará previsto que se um mesmo clube vencer o Brasileirão e a Copa do Brasil, o vice desta segunda competição herdará a vaga direta para a Libertadores. Se não houver mudança na resolução, o Atlético-MG já estará classificado caso o Cruzeiro seja campeão brasileiro.  

O Brasil tem cinco vagas fixas na Copa Libertadores. O Brasileirão dá quatro vagas: 1º, 2º e 3º colocados acessam a competição diretamente na fase de grupos. O 4º colocado ganha a vaga para a primeira fase da Libertadores, antes da fase de grupos. A outra vaga fixa do Brasil é proveniente da Copa do Brasil, e também é direta. Ou seja, o campeão do torneio acessa a Libertadores diretamente na fase de grupos, como os três primeiros do Brasileirão. A Copa Sul-Americana, por sua vez, rende uma vaga indireta, para a primeira fase, para o vencedor. Se um clube brasileiro for campeão, o 4º colocado do Brasileirão perde a vaga.

Mas as questões são muito mais complexas no cenário atual do futebol brasileiro. O Cruzeiro, provável campeão do Brasileirão, é também finalista da Copa do Brasil. O São Paulo, atual 2º colocado do Brasileirão, disputa a semifinal da Copa Sul-Americana. Quem herda a vaga da Copa do Brasil se o Cruzeiro for campeão? Como fica o São Paulo, se ganhar a vaga direta pelo Brasileirão e a indireta pela Sul-Americana? As diretorias de Atlético-MG, São Paulo e Corinthians foram consultadas e não souberam responder.

O departamento de competições da CBF está concluindo a resolução neste momento e afirma que as conclusões ainda não estão fechadas. No entanto, a entidade já responde sobre os principais embates e diz que publicará as definições na semana que vem. Pelo que descreve a resolução que está sendo redigida, que não deve sofrer alterações, o vice-campeão da Copa do Brasil herdará a vaga direta do campeão caso este for o mesmo do Brasileirão. Ou seja, sendo o Cruzeiro campeão das duas competições, o Atlético-MG estará na fase de grupos da Libertadores independentemente da posição em que terminar no Brasileirão.

A resolução é semelhante à anunciada pela CBF em agosto de 2013, após o título do Atlético-MG na Copa Libertadores. Na ocasião, o diretor de competições da entidade, Virgílio Elísio, afirmou à ESPN que se o Atlético-MG também vencesse a Copa do Brasil, a vaga da competição à Libertadores seria herdade pelo vice-campeão

A CBF já adianta, também, que o São Paulo ficará com a vaga direta, e não indireta, caso termine o Brasileirão na 2ª posição e também seja campeão da Copa Sul-Americana. O curioso, caso este caso aconteça, é que a vaga premiada pelo título da competição não existiria. Só se a vaga do 4º colocado do Brasileirão desaparecesse.

Como ficaria a divisão de vagas?

Se o Cruzeiro for campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, e se o São Paulo for 2º colocado no Brasileirão e campeão da Copa Sul-Americana:

- Cruzeiro, campeão do Brasileirão, acessa a Libertadores na fase de grupos.
- Atlético-MG, vice-campeão da Copa do Brasil, acessa a Libertadores na fase de grupos.
- São Paulo, 2º colocado no Brasileirão, acessa a Libertadores na fase de grupos.
- 3º colocado do Brasileirão acessa a Libertadores na fase de grupos (se for o Atlético-MG, vaga passa ao 4º colocado).
- 4º colocado do Brasileirão acessa a Libertadores na primeira fase (se o Atlético-MG for 1º, 2º, 3º ou 4º colocado, vaga passa ao 5º colocado).