Topo

Cabeludo da Copa aumenta lista de cotoveladas e cuspidas em adversários

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 12h00

Os adversários de Manchester United e seleção belga estão atentos a Marouane Fellaini, e não é por sua vasta cabeleira. O meio-campista está ficando conhecido por suas cotoveladas. Com 1,94m de altura, ele usa o braço nas divididas e já fez algumas vítimas, a última no fim de semana. Cresce a lista de jogadas polêmicas do belga, acusado também de cuspir nos rivais.

O último alvo do cotovelo de Fellaini foi Joe Allen, no duelo entre Bélgica e País de Gales pelas eliminatórias da Euro-2016. Com o braço direito aberto, ele acertou o rosto de Allen depois de uma dividida. Com o nariz sangrando, o galês precisou sair de campo e recebeu atendimento médico. Fellaini não foi punido.

Jornais europeus classificaram o lance como “horroroso”, “brutal” e “chocante”. A jogada fez a imprensa europeia resgatar outros lances recentes do belga. Neste ano, já foram ao menos três cotoveladas e nenhuma expulsão.

Os adversários têm ficado revoltados com a falta de punição ao belga. O mais inconformado de todos foi o argentino Zabaleta, do rival Manchester City. Além de tomar a cotovelada de Fellaini, ele foi vítima de uma cusparada do meio-campista (a segunda dele diante do Manchester City).

Fellaini escapou de uma suspensão e alegou que Zabaleta havia ido com o rosto em direção a seu cotovelo. “Foi a maior piada que ouvi na vida. Ele deveria ter sido expulso”, protestou o argentino.

O belga usa sua boa estatura como desculpa. Mas nem todo mundo aceita. “Sei que não estou entre os jogadores mais altos, mas ele nitidamente deixa a bola de lado e tenta dar cotovelada”, argumentou Zabaleta.