Topo

Série B pode ser definida no tapetão. Entenda por quê

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 11h13

A exemplo do que aconteceu na Série A do ano passado, a atual Série B do Campeonato Brasileiro deste ano poderá ter os resultados finais da competição alterados por uma decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Isso porque o Icasa ainda será julgado pelo pleno do tribunal por ter entrado na Justiça Comum, no final de 2013, pleiteando um lugar na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. 

O clube cearense é acusado de infringir  o artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que proíbe pleitos na Justiça comum antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, sob pena de exclusão da competição.
 
O julgamento foi retirado da pauta desta quinta-feira e só deverá acontecer em dezembro, quando a Série B já estiver encerrada. A última rodada acontece nos dias 28 e 29 de novembro. Dentro de campo, na 18ª colocação, o Icasa não tem mais chances de escapar do rebaixamento para a Série C do ano que vem. Vila Nova-GO e Portuguesa estão igualmente rebaixados, qualquer que seja a decisão do STJD.
 
Excluído da Série B no dia 2 de setembro, em primeira instância, o Icasa seguiu disputando normalmente a competição nacional. Na ocasião STJD concedeu efeito suspensivo à decisão de exclusão, o que manteve a equipe no torneio até o seu final.
 
O problema é que se o time for excluído da competição, uma das possibilidades é a de que todos os jogos do clube seriam anulados, influenciando a classificação final. Todos os times ganharam pontos contra o time cearense, ficariam sem eles.
 
Um exemplo é o Boa Esporte, que faltando uma rodada para o término da competição é o favorito a ficar com a última vaga de acesso. As outras três estão garantidas por Joinville, Ponte Preta e Vasco, sem depender do julgamento.
 
O Boa Esporte, com 59 pontos, é o quarto colocado da competição. Se perder os três pontos que conquistou contra o Icasa, estaria hoje provisoriamente na sexta colocação, já sem depender de si próprio para alcançar o acesso.
 
Nesse caso, quem herdaria o quarto lugar e dependeria de si próprio para o acesso seria o Atlético-GO, atual quinto colocado também com 59 pontos, perderia apenas um ponto, passando a 58.
 
Atualmente na zona de rebaixamento, uma punição ao Icasa poderia beneficiar o Bragantino, que trocaria provisoriamente de posição com o América-RN, que entraria na última rodada sem depender de seus resultados.