Topo

Pelé fala com família pelo vídeo do Facebook e encomenda feijoada

Pelé está internado desde segunda-feira no hospital Albert Einstein, em São Paulo - Xinhua/Imago/ZUMAPRESS
Pelé está internado desde segunda-feira no hospital Albert Einstein, em São Paulo Imagem: Xinhua/Imago/ZUMAPRESS

Samir Carvalho e Vanderlei Lima

Do UOL, em Santos e são Paulo

28/11/2014 19h44

O final da tarde desta sexta-feira foi de alívio para dona Celeste, mãe de Pelé. A preocupação diminuiu quando ela não apenas falou, mas viu o filho no vídeo pelo Facebook. O ex-jogador conversou individualmente com cada um dos quatro parentes que estavam na casa da irmã, Maria Lúcia do Nascimento Magalhães, em Santos, segundo apurou a reportagem do UOL Esporte.

A videoconferência foi possível porque a filha de Pelé Flávia Arantes do Nascimento foi ao Hospital Albert Einsten, em São Paulo, e levou um computador para se conectar com a casa de Maria Lucia. A irmã do ex-jogador contou que o quadro clínico apresenta melhoras significativas.

"O Pelé está bem e brincou com gente. Amanhã tô aí comendo uma feijoada", disse.

Com o filho Joshua, que é da base do Santos, cobrou dedicação ao futebol. "Vai treinar que amanhã tô aí". O ex-jogador falou também com o cunhado.

As conversas individuais foram curtas, animada e serviram para amenizar a preocupação. A família do jogador em Santos agradeceu o carinho e as orações dos fãs de futebol.

Falar com Pelé pelo Facebook é uma alternativa porque as visitas ao paciente estão restritas há alguns dias. Apenas a Flávia e Márcia, namorada dele, podem ir à UTI. A justificativa é de que o ex-jogador precisa de sossego para a recuperação. A conversa com o assessor de imprensa é feita por celular, mensagens e e-mails.

Pelé é noveleiro e aguarda o restabelecimento da saúde assistindo a novelas e vendo futebol na televisão. O Rei está internado pela segunda vez neste mês. A primeira foi para cirurgia de retirada de um cálculo renal. Liberado depois de três dias, voltou ao hospital na última segunda-feira (24) com infecção.

Exames constaram que havia um princípio de sepse, quando a bactéria atinge outros órgãos. Pelé foi medicado, encaminhado para a UTI na quinta-feira (27). Boletins médicos desta sexta, porém, informaram que o quadro de saúde apresenta melhoras. Ainda não qualquer informação sobre alta. Maria Lucia também não sabe quando o paciente voltará para casa. Ela contou que o tema não foi assunto da conversa desta sexta-feira, mas está certa que é questão de tempo para ver o irmão em carne e osso.