Topo

Nobre foge de pergunta sobre diretor e promete time forte e várias mudanças

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 17h51

Como já é tradição, Paulo Nobre preferiu não comentar sobre as negociações que tem para formar a sua nova diretoria. O presidente do Palmeiras evitou assumir negociação com Alexandre Mattos e Cícero Souza, para diretor-executivo e gerente de futebol, respectivamente.

Na entrevista concedida nesta terça-feira (9), o dirigente também voltou a repetir uma promessa que fez na virada de 2013 para 2014: montar um time forte. 

A diferença, segundo ele, é que há uma esperança de novos rumos por causa da política financeira de austeridade adotada durante seus dois anos de gestão. Ele ainda avisou que o novo diretor-executivo não cuidará de todas as áreas do clube, mas só do futebol. 

Confira os principais pontos da entrevista de Paulo Nobre:

Os motivos para a demissão de Dorival Júnior
Durante a campanha, no final do Brasileiro, eu deixei claro que todos os profissionais seriam avaliados e foi isso que aconteceu. E nós achamos por bem uma mudança total no futebol. E o Dorival entrou nessa mudança.

Quem são os novos contratos e qual o prazo para a chegada
Os três profissionais, quanto antes chegarem, melhor para o trabalho. A ideia é que o novo diretor fique só no futebol. O cargo de CEO, em um primeiro momento, vai ser extinguido. Não falamos de nomes. O Mattos é um grande nome do mercado e não é só o Palmeiras que se interessa.

O que esperar do Palmeiras para a disputa de 2015
O Palmeiras está sendo formado para o ano de 2015 para disputar títulos, para ser protagonista como faz parte da história. Garanto a vocês que barato o atual elenco não é. A gente vai ter um elenco dentro das possibilidades. Não vamos gastar mais do que arrecada, mas os horizontes são melhores.

Sobre os erros e acertos da primeira gestão
Acho que fazendo uma avaliação geral, não só de 2014, mas da gestão como um todo: houve erros e acertos. Você tem de avaliar com muita calma, manter o que deu certo e ter personalidade e humildade para mudar o errado. E vamos mudar processos, não só pessoas. Para que o Palmeiras não passe mais pela situação que passou. A avaliação interna está sendo feita. E como eu tinha dito, mudanças aconteceriam, já começaram e vão ter várias outras. Não sei se foram mais erros do que acertos. Mas os erros que aconteceram não podem voltar a acontecer. O que nós enfrentamos quando fomos eleitos em 2013 era um biênio muito difícil. O combustível do futebol acaba sendo o dinheiro. Plantamos várias sementes para o futebol e que o caminho é esse. O modus operandi vai ser diferente.

Impressões do Allianz Parque e esperança sobre fim de briga com WTorre
A arena ficou maravilhosa, perfeita para shows e com algumas adaptações vai ser boa para a prática do futebol. Claro que com a estreia e os primeiros jogos em um estádio maravilhoso como aquele, com a torcida ansiosa para o resultado, isso vai deixar o jogador muito nervoso, não fizeram os dois jogos normais como teria sido se fosse fora do Allianz Parque. Em relação à arbitragem, nós imaginamos que possa durar 1,5 ano, mas isso não impede que o Palmeiras jogue lá.

Qual seu orgulho em relação à gestão?
No atual momento, você pega em um momento difícil para falar, onde as lembranças são sempre do sufoco que passamos. Você não pode nunca avaliar o trabalho com acertos erros. Os erros foram capitais para o Palmeiras ter chegado onde chegou. Agora, eu deixo a vocês a avaliação. Nós, internamente, com certeza, teremos essa avaliação.

Sobre a renovação de Valdivia
O Valdivia e o Palmerias têm o mesmo pensamento, isso já é o primeiro passo para que a conversa consiga acontecer.

O que acha de Mano Menezes
É um grande técnico, como temos outros no mercado. Não há rejeição nenhuma

Sobre a possibilidade de gastar mais para ter um técnico de ponta?
Eu acredito muito no equilíbrio e não pode gastar mais do que arrecada. Tem de saber andar com a própria perna. O técnico vai ser contratado. Não vamos antecipar, imaginando que vai ser assim ou assado. O Palmeiras cumpre sempre o que acorda, não houve atraso de salários, de imagem, isso é um dos pontos super positivos. Agora, valor de salário, vamos escolher e tratar