Topo

Grêmio garante recuperação e compra zagueiro que passou por 5 cirurgias

Gabriel vai assinar contrato superior a um ano pelo Grêmio e mira recuperação - Marinho Saldanha/UOL
Gabriel vai assinar contrato superior a um ano pelo Grêmio e mira recuperação Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/01/2015 06h00

Em meio a uma dura rotina de recuperação no departamento médico, fisioterapia e incertezas sobre o futuro, o zagueiro Gabriel, de 25 anos, terá uma boa notícia nos próximos dias. O Grêmio firmou parceria com o Lajeadense e adquiriu parte de seus direitos. Um novo contrato será assinado cujo período de duração irá superar os 12 meses dos últimos vínculos e assim o clube garantirá o total recondicionamento do defensor. 

Gabriel é um dos atletas do Grêmio com recomendações médicas para as férias. Passou, ao todo, por cinco cirurgias desde o dia 20 de setembro de 2013, quando em um treinamento para a partida contra o Vitória, pelo Brasileirão, terminou com o rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo. Desde então, a parada prevista de seis meses só se multiplicou. 
 
Idas e vindas da mesa de cirurgia resultaram em três processos realizados em São Paulo e dois em Porto Alegre. Dois deles para reconstrução dos ligamentos, o restante para manutenção e retirada de inflamação do local. Amparado por muletas, ele acompanhou de fora mais um ano em que foi impossibilitado de exercer sua profissão. 
 
Mas Gabriel jamais desistiu. Independente de qualquer dúvida sobre regresso devido aos mais de 15 meses parado, ele sempre buscou otimismo e apoio familiar para acreditar na volta. Teve isso também do clube. 
 
O Grêmio tinha previsão de compra de 70% dos direitos de Gabriel em dezembro por R$ 1 milhão. A data simbolizava o fim do segundo contrato de empréstimo com o clube gaúcho. Mas a condição clínica impediu qualquer avaliação técnica. Desta forma, as direções de Grêmio e Lajeadense começaram a conversar para encontrar uma maneira de resolver a situação. E acharam. Os valores foram revistos e o acordo firmado. 
 
"O termo compra não é exatamente correto. O que foi feito é firmada uma parceria para que todas as partes estejam satisfeitas. É importante dizer que o Grêmio sempre se mostrou interessado no assunto. E agora estamos próximos de terminar esta situação", disse o empresário de Gabriel, Ricardo Mello, ao UOL Esporte. 
 
Na reapresentação dos jogadores, marcada para a próxima quinta-feira, Gabriel irá cumprir o que está acertado. Falta vencer apenas a barreira burocrática para assinatura de um vínculo superior a um ano com o Tricolor, garantindo a recuperação plena e o retorno aos gramados, mesmo ainda sem data definida.  Até porque o departamento de registros da CBF encontra-se em recesso de fim de ano e um novo contrato poderá ser registrado apenas na reabertura dos trabalhos.
 
Mas para quem já superou tantas dificuldades recentemente, a burocracia é apenas um detalhe. O compromisso firmado, mais do que uma atitude solidária ao profissional que sofreu um acidente de trabalho pelo clube, reforça a aposta do Grêmio na qualidade de um dos destaques do Gauchão de 2013. Alto, forte e ainda jovem, Gabriel pode romper o tempo parado e sublinhar sua principal característica em campo: a determinação.