Topo

Atlético-MG começa a temporada com Pratto garantido e Tardelli em dúvida

Lucas Pratto vai ser a grande novidade na Cidade do Galo, nesta quarta-feira - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Lucas Pratto vai ser a grande novidade na Cidade do Galo, nesta quarta-feira Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/01/2015 06h00

Exato um mês depois do empate sem gols com o Botafogo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, o Atlético-MG dá o pontapé na temporada 2015. A única baixa em relação ao elenco que terminou o último ano é o volante Claudinei, que não renovou contrato e seguiu para o Avaí-SC. Por outro lado, até agora, apenas uma novidade. O atacante Lucas Pratto chega com o prestígio de melhor jogador do futebol argentino em 2014, já o melhor do jogador do Atlético no ano passado, o atacante Diego Tardelli, não tem o futuro definido ainda.

O Atlético não informa quantos jogadores vão se apresentar ao técnico Levir Culpi, nesta tarde, às 15h, na Cidade do Galo. A entrada da imprensa, no entanto, está marcada somente para 16h30. O zagueiro Réver, pretendido pelo Palmeiras, o meia-atacante Guilherme, que fica sem contrato em março, e o atacante Diego Tardelli, pretendido pelo Shandong Luneng, da China, são esperados no CT.

De todos, a situação mais complicada é do camisa 9. O salário oferecido ao principal jogador do Atlético em 2014 é algo em torno de R$ 1 milhão mensal. Enquanto os chineses não se acertam com a diretoria alvinegra, a torcida fica apreensiva quanto à possibilidade de perder uma das referências da equipe. Bem realista, o técnico Levir Culpi não acredita na permanência de Tardelli, embora torça por isso.

“Falei com o Maluf hoje (terça-feira). A situação não está definida, mas pelo dinheiro envolvido eu acho que o Tardelli acabará indo para a China. Ele tem dois anos de contrato com o Atlético. Seria bacana se ele ficasse, porque ele joga muito. Realmente joga muito”, disse o técnico do Atlético em entrevista à Rádio Transamérica, de Curitiba.

Neste começo de trabalho, fase de exames médicos e avaliações físicas, o elenco do Atlético deve ser composto por 31 jogadores, já que o volante Eduardo faz parte do grupo, mas está com a seleção brasileira sub-20, que vai disputar o Sul-Americano da categoria. Número esse que pode crescer antes mesmo da apresentação, já que o volante Danilo Pires chega a Belo Horizonte pela manhã, para fazer exames médicos e assinar contrato de empréstimo por uma temporada.

O primeiro compromisso do Atlético em 2015 vai ser um amistoso com o Shatkhtar Donetsk, da Ucrânia, no dia 21, no Estádio Independência. A equipe alvinegra tem quatro competições nesta temporada, que são o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. A estreia oficial vai ser no primeiro dia de fevereiro, contra o Tupi, também no Independência, pelo Estadual.

Por conta disso, para não passar pelos problemas do último ano, quando teve que improvisar na escalação algumas vezes e chegou a disputar partidas com menos de sete jogadores no banco de reservas, em função de convocações, lesões e suspensões, o técnico Levir Culpi deseja contar com pelo menos três atletas por posição.

Veja abaixo os jogadores que iniciam a pré-temporada do Atlético-MG

Goleiros: Victor, Giovanni e Uilson
Laterais-direito: Marcos Rocha, Alex Silva e Patric
Zagueiros: Leonardo Silva, Jemerson, Réver, Edcarlos, Emerson e Tiago
Laterais-esquerdo: Douglas Santos e Pedro Botelho
Volantes: Leandro Donizete, Rafael Carioca, Josué, Pierre e Lucas Cândido
Meias: Dátolo, Guilherme, Maicosuel, Dodô, Giovanni Augusto e Paulinho
Atacantes: Diego Tardelli, Lucas Pratto, Luan, Carlos, Marion e Cesinha