Topo

Palmeiras atravessa rivais e fecha contratação de atacante Dudu

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 10h11

Nem Corinthians, nem São Paulo. Depois de os dois times terem passado dias brigando pela contratação do atacante Dudu, que defendeu o Grêmio em 2014, o Palmeiras oficializou neste domingo (11) um acerto com o jogador. A notícia foi publicada no site oficial da equipe alviverde.

"O atleta deve chegar a São Paulo nesta segunda-feira (12) para realização de exames médicos e a efetiva assinatura do contrato. Ele estava vinculado ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia", informou o clube.

Dudu, 23, começou nas categorias de base do Atlético-GO. Foi contratado pelo Cruzeiro ainda como amador e se profissionalizou na equipe mineira. Com passagens por seleções brasileiras de base, o jogador foi negociado em 2011 com o Dínamo de Kiev.

Em fevereiro de 2014, Dudu foi emprestado ao Grêmio até o fim do ano. Disputou 52 partidas pela equipe gaúcha e anotou oito gols (três deles no Campeonato Brasileiro).

Depois do término do Campeonato Brasileiro, Dudu tornou-se o jogador mais assediado do mercado de transferências. O estafe do atacante chegou a acertar bases salariais com o Corinthians, mas o time do Parque São Jorge não conseguiu um acordo com o Dínamo.

O Corinthians enviou ao time ucraniano uma proposta de 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) por 60% dos direitos econômicos do atacante. No entanto, além do valor, o time ucraniano rechaçou a forma de pagamento - a equipe do Parque São Jorge pretendia desembolsar a primeira parcela apenas em maio.

O expediente usado pelo São Paulo foi o inverso. O time do Morumbi negociou diretamente com o Dínamo, apresentou uma proposta mais vantajosa financeiramente e ainda se comprometeu a iniciar o pagamento imediatamente.

Contudo, o São Paulo não conseguiu um acordo com o estafe de Dudu. Na segunda-feira (05), o jogador chegou a declarar publicamente que preferia o Corinthians. Dias depois, a diretoria do time tricolor e o técnico Muricy Ramalho tentaram contemporizar e disseram que isso não afetaria a negociação.

Ainda assim, o São Paulo não conseguiu seduzir os responsáveis pela carreira de Dudu. Isso transformou a negociação num jogo de empurra, com o time tricolor e o Corinthians apontando o rival como líder na corrida pelo atacante.

Na quinta-feira (08), o Corinthians desistiu publicamente de contratar o jogador. "Chegamos a um limite que não é apenas nosso, mas do mercado. Chegou um momento em que tivemos de tomar uma decisão de comprar ou não. Não podíamos ir além do que oferecemos", disse o presidente da equipe do Parque São Jorge, Mário Gobbi.

O Dínamo de Kiev queria ao menos 1,5 milhão de euros (R$ 4,8 milhões) ainda em janeiro. Além disso, o time ucraniano pediu ao Corinthians que o mesmo valor fosse depositado até março. E segundo a diretoria alvinegra, a equipe que tinha contrato com Dudu tentou obrigar os brasileiros a comprar o restante dos direitos econômicos do atleta até o fim de 2016.

As bases do negócio com o Palmeiras ainda não foram divulgadas. Em nota oficial, o time alviverde disse apenas que o negócio só foi possível "pelo grande crescimento recente do programa Avanti", em alusão ao programa de sócios do clube.

Dudu é o nono reforço oficializado pelo Palmeiras para a temporada 2015. Antes dele, o time havia contratado os laterais Lucas e João Paulo, o zagueiro Vitor Hugo, os meio-campistas Zé Roberto, Amaral, Andrei Girotto e Gabriel e o atacante Leandro Pereira.