Topo

Negociado com chineses, Ricardo Goulart é terceira maior venda do Cruzeiro

Ricardo Goulart é o novo reforço do Guangzhou Evergrande, da China - Divulgação/Guangzhou Evergrande
Ricardo Goulart é o novo reforço do Guangzhou Evergrande, da China Imagem: Divulgação/Guangzhou Evergrande

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

13/01/2015 06h00

O Cruzeiro acertou na noite desta segunda-feira a terceira transação mais cara de sua história. Ricardo Goulart, de 23 anos, se transferiu para o Guangzhou Evergrande, da China, por 15 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões). O valor é inferior somente às vendas de Geovanni para o Barcelona, da Espanha, em 2001, por 21 milhões de euros, e Fred para o Olympique Lyonnais, da França, em 2005, por 15,6 milhões de euros.

A quantia paga pela agremiação do exterior para contar com o atleta, de 23 anos, é a 12ª maior desembolsada em uma transação envolvendo um clube do futebol brasileiro. O montante é exatamente o mesmo gasto pelo CSKA Moscou, da Rússia, para adquirir o lateral direito Mário Fernandes, ex-Grêmio, e também pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, na compra dos direitos do meio-campista Fred, ex-Internacional.

A ida do meia-atacante à China supera transferências como a de Fábio Júnior, que deixou o Cruzeiro como artilheiro em 1999 e seguiu para a Roma, da Itália, por 12,8 milhões de euros, e a do argentino Carlos Tévez, que saiu do Corinthians para defender o West Ham, da Inglaterra, em 2006, por 12,8 milhões de euros.

Detentor de 50% dos direitos econômicos do apoiador desde janeiro de 2013, quando adquiriu a sua fatia por 2 milhões de euros (5,7 milhões à época), o Cruzeiro tem direito à metade do montante envolvido na transação, o que representa aproximadamente R$ 24 milhões.

Anunciada pelos asiáticos na madrugada desta terça-feira, a transferência foi conduzida pelo agente Fifa Joseph Lee. O indonésio naturalizado chinês tem bom trânsito entre os clubes brasileiros e de seu continente. Ele, portanto, responsabilizou-se por aproximar o antigo apoiador cruzeirense do time treinador pelo italiano Marcelo Lippi.