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Atlético-MG prepara medidas para dobrar faturamento com o sócio-torcedor

Atlético-MG traça novas metas para conseguir mais sócios a partir desta temporada - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG traça novas metas para conseguir mais sócios a partir desta temporada Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/01/2015 17h56

Nesta quinta-feira a torcida do Atlético-MG se mobilizou nas redes sociais com o uso da hastag #SejaGalonaVeia, tudo para aumentar o número de adesões no programa de sócio-torcedor do clube, o Galo na Veia. Atualmente o Atlético aparece na 9ª colocação dos times com mais associados no país, de acordo com o site do Movimento por um Futebol Melhor, com mais de 36 mil adeptos. A direção do Atlético também se movimenta para ampliar as vantagens, aumentar o número de sócios e, consequentemente, dobrar a arrecadação com o Galo na Veia.

Se o ex-presidente Alexandre Kalil não se mostrava muito favorável ao programa, inclusive chegou a pensar em acabar com o Galo na Veia, o atual mandatário tem pensamento totalmente oposto. Uma das primeiras decisões de Daniel Nepomuceno à frente do Atlético foi determinar uma pequena reformulação no programa de sócios do clube. De acordo com o balanço financeiro de 2013, o lucro do Atlético com o programa foi de R$ 11,6 milhões. Pelo orçamento previsto para 2015, o clube espera arrecadar quase R$ 20 milhões. Mas Nepomuceno quer ir além.

Como a renovação é anual e acontece entre abril e maio, alguns pontos vão ser alterados somente nos próximos meses. No entanto, para quem já é sócio, uma novidade. O UOL Esporte apurou que a primeira mudança está no valor do ingresso para o sócio da modalidade Prata, aquele que paga um pequeno valor mensal e tem preferência na compra. A partir de agora esse sócio não paga mais o valor integral da entrada. Os descontos vão variar de acordo com a importância da partida. Para o amistoso contra o Shakhtar Donetsk, por exemplo, o desconto é de 50%.

Essa decisão interfere diretamente na arrecadação com bilheteria, já que a expectativa do clube é aumentar sua média de público. Ano passado o Atlético teve média de 14 mil pagantes por jogo. Com mais gente querendo ver jogos, mais partidas vão ser disputadas no Mineirão. A ideia é usar o Gigante da Pampulha nos jogos com grande expectativa de público, o que faz o clube arrecadar mais com bilheteria. Durante toda a temporada passada o valor bruto com a venda de ingressos foi pouco mais de R$ 29 milhões, sendo que 40% entraram nos cofres alvinegros somente com as partidas como mandante no Mineirão, contra Lanús, Corinthians e Flamengo.

Antes de comunicar as mudanças, o clube vai intensificar a relação com o torcedor via redes sociais e publicidade, para mostrar os benefícios já existentes para quem é sócio. Na segunda parte até mesmo um sistema de ‘milhas’, dar preferência na compra para quem vai a mais jogos, não está descartado.

Os torcedores da modalidade Black também vão ter boas novas. A principal delas é no valor da anuidade. A tendência é que o plano para 2015/2016 volte aos preços praticados nas duas primeiras temporadas, portanto, a R$ 200 por mês. Outra novidade é sobre a localização no estádio, atualmente restrito ao setor especial Ismênia. Como o presidente Daniel Nepomuceno deseja chegar a marca de 10 mil sócios nessa modalidade, até dezembro, atualmente são cerca de 2.500, o GNV Black também vai poder ficar em outros setores do Independência.