Topo

Atacante de 1,67m é apelidado de 'The Flash' e conquista Doriva no Vasco

Marquinhos do Sul, de 1,67m, tem sido um dos destaques da pré-temporada do Vasco - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Marquinhos do Sul, de 1,67m, tem sido um dos destaques da pré-temporada do Vasco Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, em Pinheiral (RJ)

16/01/2015 06h00

Formado nas divisões de base do Vasco, o atacante Marquinhos do Sul, de 20 anos e com apenas 1,67m, vem sendo um dos destaques na pré-temporada em Pinheiral (RJ).

Apelidado de "The Flash", em alusão ao famoso personagem das histórias em quadrinhos que tinha como trunfo a velocidade, ele vem sendo testado entre os titulares em boa parte dos treinamentos no CT João Havelange e poderá ser uma das surpresas da equipe no Torneio Super Series, em Manaus, que tem início dia 21 de janeiro e conta com o Cruzmaltino, Flamengo e São Paulo.

Ainda conhecendo o elenco, o técnico Doriva tem se entusiasmado com o futebol do jovem, que vem fazendo gols e boas jogadas nas atividades da pré-temporada. No dia a dia, é comum ouvir o comandante elogiando os avanços do atacante: "Boa, Marquinhos!".

Na última terça-feira, ao fim do treino, Doriva chamou o atacante para uma conversa particular. O bate-papo durou cerca de cinco minutos e, em alguns momentos, o técnico mostrava de que forma queria ver o posicionamento do jogador.

Marquinhos do Sul, teoricamente, ainda é considerado reserva no time, já que sempre tem começado as atividades entre os suplentes. Em todas elas, porém, foi testado depois, geralmente na vaga de Montoya, o que já deixa claro que sua disputa pela posição será com o colombiano.

O esquema que Doriva tem testado é o 4-3-1-2, com Marcinho centralizado e municiando os pontas Rafael Silva e Montoya ou Marquinhos.

Promovido por Adilson Batista
Sua promoção aos profissionais aconteceu no segundo semeste do ano passado, com o técnico Adilson Batista. Em 2013, ele disputou sete jogos e não fez nenhum gol.

Fundamento deficiente em 2014, a finalização tem sido um ponto em que o jovem apresentou grande melhora. Marquinhos do Sul tem como principal incentivadora sua mãe Rita, que costuma acompanhá-lo em treinos e jogos e está sempre promovendo-o nas redes sociais.

Em Pinheiral, o jogador costuma passar a maior parte do tempo com os mais jovens do elenco, principalmente os que atuaram com ele na base, como Yago, Guilherme Costa, Luan e Romarinho.

Carioca, o atacante, vez por outra, é obrigado a explicar que o "do Sul" é seu sobrenome, e não um apelido.