Topo

Seleção iraniana é proibida de fazer selfies com mulheres na Copa da Ásia

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 18h34

Se a cartilha de Dunga na seleção brasileira não permite bonés e brincos, no Irã a coisa é um pouco diferente. Os jogadores que representam a seleção nacional na Copa da Ásia, na Austrália, estão proibidos de aparecerem em selfies.

A proibição não é para qualquer tipo de selfie. As que estão proibidas fazem referência especificamente as que envolve mulheres. De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Irã, os jogadores da seleção poderiam ser utilizados como instrumento político ao aparecerem ao lado de mulheres.

"Os jogadores não estão autorizados a posar para selfies com fãs do sexo feminino. Elas (mulheres) podem depois usar essas fotos para o resgate político contra nosso país ou processar os jogadores por assédio”, disse Ali Akbar Mohamedzade, presidente da federação.

Vale ressaltar que no Irã, mulheres não podem participar de eventos esportivos com homens. Em 2014, Goncheh Ghavami, iraniana, foi presa por acompanhar um jogo de vôlei masculino. Ela foi condenada a um ano de reclusão.

Se no Irã a presença das mulheres é proibida, elas têm sido presença frequente nos estádios na Austrália, inclusive com as cores iranianas pintadas no corpo. Toda vez que é questionado sobre o assunto, Carlos Queiroz, técnico português da seleção, prefere não comentar o tema para evitar polêmica.