Topo

Tite reclama de Federação Paulista e pede mais que 28 jogadores inscritos

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 14h07

No dia em que o Corinthians precisará definir a inscrição de jogadores para o Campeonato Paulista, Tite atendeu os jornalistas e se mostrou mais um descontente pela regra nova imposta pela Federação em São Paulo. Só 28 jogadores podem inscritos, o que fatalmente significará para o treinador abrir mão de jovens promessas.

Além de falar sobre as competições que tem pela frente, da indecisão quanto ao futuro de Paolo Guerrero e das declarações do empresário de Nicolás Lodeiro, Tite falou bastante sobre as inscrições. Pediu, inclusive, que isso seja revisto já, logo após a primeira rodada do Estadual.

No caso do Corinthians, são 27 jogadores atualmente no elenco profissional, com exceção dos jovens campeões da Copa São Paulo. A diretoria, inclusive, trabalha por mais um reforço para o ataque. Por isso o apelo de Tite, que não terá Mendoza e Edílson, reservas, para a estreia de domingo, por questões contratuais. Ele ainda avalia a situação do lateral esquerdo Uendel, com lesão muscular.

Cabe lembrar que todas as equipes podem inscrever jogadores no Paulista até o dia 10 de fevereiro. Abaixo, veja os melhores comentários de Tite nesta sexta:

Lista para o Paulista

"A lista não está pronta. Nos reunimos agora de amanhã com Edu (Gaspar, gerente de futebol) e Alessandro, e temos uma prévia com uma lacuna. Um exemplo: Uendel machucou e não sei quanto tempo não vou ter. Daqui a pouco posso ter que preencher (com outro) por necessidade."

Dificuldade com inscrições

"Quero externar isso e as pessoas com responsabilidade de comando entendam como sugestão. Abram-se inscrições para mais atletas. Na medida que se valoriza Taça SP e atletas jovens, é contraditório ao pensamento que restringe e limita números de atletas inscritos. Quando a gente pode retroceder e reconsiderar algo errado que se faz, para todos os clubes e atletas vai ser melhor, reconsiderar é grandeza."

Como lidar com isso

"Quando limita assim não existe mágica. Quando abre um pouco mais o leque de opções, dá. Como ponho Fábio Santos, Uendel e Arana? No treinamento consigo arquitetar, mas como vou inscrever os três se número é limitado? Cara, deixa aberto, não vai ter problema. Não vou ver prejuízos para os clubes do interior. (...) Estou sendo voz ativa nisso aí. Torço que mudem."

Guerrero avisaria se fosse sair em julho?

"Teria passado a mim e à direção, tenho certeza absoluta. Não estou falando como média. O histórico dele aqui mostra como é. Eles estão conversando por essa possibilidade de (renovação)."

Como o caso Guerrero interfere no trabalho

"Ficar focado no trabalho de hoje. Agora. Quando pensa em outras coisas que não é campo e treinamento, vai faltar na hora do jogo. Sei disso, tenho experiência. Pensa agora, Guerrero é agora, deixa depois as coisas acontecerem senão vai interferir no trabalho."

Empresário do Lodeiro atrapalha?

"Conversei com e a direção me passou (que fica). É atleta de qualidade, de nível pessoal, de seleção uruguaia, e que está e quer seu melhor espaço aqui dentro. Isso é essencial. O que outro diz não me importa. Estabeleço relação com a pessoa que ele fale comigo o que quer. É atleta se afirmar em grande clube, no Corinthians, eu passei por isso."

Lodeiro vai crescer?

"A construção de uma equipe e desempenho do atleta é assim. Por mais apressar que queiram, e sempre procuro apressar, tem tempo natural para as coisas acontecerem. Não pode dar duas chances e tirar. Observo outros atletas, vejo necessidade do próprio jogo."

Como não focar o Once Caldas ainda?

"Evita falar. Eu sou exemplo. Como atleta vai falar que 'não quer que fique pensando em coisa de importância extraordinária', se fico toda hora falando? Por isso é foco no Marília, as informações estão guardadas. Eles jogam com losango e dois jogadores na frente, ou 4-2-3-1, é digo que é importante começar ganhando. Se vence com conjunto da obra, com torcedor que sabe se a equipe joga mal e ela incentivava. Esse atleta que está mal sente isso e vai lá no fundo buscar."

Preparação física do Marília

"Eles se apresentaram antes das férias, ficaram uma semana em festas e retornaram trabalhos. Tem lastro físico maior e as equipes do interior inteligentemente aproveitam. Eu aproveitaria."

Correr risco de lesão para Libertadores

"É um risco não só do técnico. É um parecer diretivo, avaliamos prós e contras, o ritmo de jogo. Na metade da temporada eu traria (responsabilidade) para mim. Se equipe tivesse rodada e entrosada, não jogaria. Como está no processo de entrosamento, de expectativa que eu estou. Imagina atleta com 23 anos, que não está identificado, ele fica na expectativa. É melhor fazer jogos importantes como contra o Marília. O Paulista é bom, só diz que não se é quando se perde."