Topo

Santos nega que tenha escondido problema cardíaco de Everton Costa

Everton Costa defendeu o Santos em 2013 - Julia Chequer/Folhapress
Everton Costa defendeu o Santos em 2013 Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 20h58

O atacante Everton Costa, do Vasco, anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira devido a um problema cardíaco. De acordo com Jorge Machado, empresário do atleta, o problema já havia sido detectado quando ele defendia o Santos, mas isso não teria sido divulgado pelo clube. Em nota oficial, o time desmentiu o empresário.

“O Departamento Médico do Santos FC informa que o jogador Everton Costa passou por todos os exames cardiológicos, ortopédicos e clínicos necessários, para que fosse concluída a assinatura de seu contrato de empréstimo junto ao Coritiba, no mês de agosto de 2013. As avaliações cardiológicas do atleta aconteceram no dia 10 de agosto de 2013, no HCor, em São Paulo (SP), o qual presta serviço ao Clube há anos e é referência no Brasil nesta especialidade”, disse a nota.

Em entrevista ao SporTV, Machado afirmou que a Doença de Chagas já havia sido diagnosticada no Santos.

"Infelizmente aconteceu isso com ele, por uma doença de Chagas detectada na época em que ele estava no Santos e que não foi repassada para as pessoas, foi segurado pelo corpo técnico do Santos. Depois, quando ele teve esse problema no Vasco, o corpo médico do Santos comunicou o Vasco que tinham detectado a doença. Infelizmente ele não tem mais condição de continuar jogando", falou.

Veja o restante da nota oficial do Santos:

O diagnóstico dos exames apontou que o atacante não teria restrição para a prática de atividades esportivas e que seria indicada a realização dos mesmos testes a cada seis meses, por conta de alterações de um dos exames sanguíneos (alterações a serem mantidas em sigilo médico por questões de ética).

Considerando que o atleta permaneceu por quatro meses no Santos FC e em seguida, retornou ao Coritiba, o Departamento Médico do Santos FC reafirma que sua conduta está amplamente amparada na boa prática médica, embasada nas diretrizes das Sociedades Médicas Brasileiras, relacionadas ao esporte.

Enfatiza-se que, em nenhum momento, o Departamento Médico do Santos FC negligenciou o tratamento ao jogador Everton Costa. Por isso, é irresponsável e leviano sugerir que qualquer atitude do corpo clínico do Santos FC possa ter colaborado para o triste desfecho da carreira do atleta.