Topo

Atlético-MG não quer vender, mas Rocha já acompanha o Campeonato Português

Marcos Rocha é um alvo dos clubes portugueses para a temporada 2015/2016 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Marcos Rocha é um alvo dos clubes portugueses para a temporada 2015/2016 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2015 21h54

Eleito o melhor lateral direito do Campeonato Brasileiro por três edições consecutivas, Marcos Rocha é cada vez mais citado pela imprensa portuguesa como um possível alvo do Porto, que nas próximas semanas deve confirmar a venda de Danilo ao Real Madrid. O camisa 2 do clube brasileiro aparece como o primeiro da lista para substituir o atual lateral da seleção brasileira. No entanto, o Atlético não deseja vender Marcos Rocha.

O presidente do clube brasileiro, Daniel Nepomuceno, deu entrevista à Rádio Renascença, de Portugal, e foi enfático: “Vou mantê-lo”. Ao ser questionado sobre valores, o mandatário declarou que nem mesmo a quantia paga pelo Real Madrid para contratar Gareth Bale é capaz de seduzir o Atlético. “Não existe proposta. Nem por 100 milhões de euros”.

No entanto, o desejo do jogador é outro. Marcos Rocha já revelou diversas vezes que tem o sonho de atuar o futebol europeu. A última delas foi em recente entrevista ao jornal português Record. “Tenho o sonho de jogar no futebol europeu, nunca escondi esse desejo. Mas agora estou concentrado e feliz no Atlético Mineiro, com quem tenho contrato até 2018”, comentou o lateral, que revelou também acompanhar o Campeonato Português.

“Acompanho o futebol português pelos jogadores brasileiros. Vejo alguns jogos do Benfica e do Porto. Clubes que têm jogadores conhecidos no Brasil e que são agora importantes no Campeonato Português. Acompanho para ver os brasileiros a jogar em Portugal”, disse Marcos Rocha, que também descreveu sua maneira de atuar.

“Sou um defesa direito (lateral direito) com técnica. Consigo organizar jogadas, procurando sempre ser um apoio para os avançados (atacantes), sem nunca esquecendo a defesa. Gosto de atacar e participar nas jogadas ofensivas”.

Além da falta de vontade do Atlético em negociar um jogador que é fundamental para o funcionamento do time, Marcos Rocha encontra outro empecilho para se transferir para o futebol europeu. O jogador não tem o passaporte comunitário e nem a possibilidade de tirá-lo. Em Portugal não existe o limite para atletas estrangeiros, mas o Porto e também o Benfica são clubes com o costume de comprar jogadores já pensando em uma futura venda.

Mesmo com a falta de interesse em negociar uma de suas estrelas, o Atlético renovou o contrato de Marcos Rocha no começo da temporada. O lateral recebeu um reajuste salário, o que fez a multa rescisória crescer também. Apesar de Daniel Nepomuceno dizer que não aceita nem 100 milhões de euros pelo atleta, o UOL Esporte apurou que bastam 8 milhões de euros para algum clube interessado tirar o camisa 2 da Cidade do Galo.