Topo

Após ameaça de impeachment, presidente da Portuguesa renuncia

Ilídio Lico, vice-presidente da Portuguesa - Marlene Bergamo/Folhapress
Ilídio Lico, vice-presidente da Portuguesa Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Vagner Magalhães e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 19h03

O presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, renunciou nesta sexta-feira ao cargo de presidente da Portuguesa, depois de um ano e três meses no cargo. A carta de foi entregue às 18h26 ao presidente do Conselho Deliberativo, Marco Antonio Teixeira Duarte. O presidente sofria um processo de impeachment.

Com a saída de Ilídio, assume o vice-presidente de finanças, Jorge Manuel Marques Gonçalves. Os demais vice-presidentes do clube também entregaram seus cargos.

Lico assumiu o cargo no meio da batalha jurídica que a Portuguesa travou com a CBF por conta do rebaixamento do clube em 2013, ainda na gestão de Manuel da Lupa. Atolada em dívidas, a Portuguesa foi rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2014.
 
Na carta, Lico acusou a antiga diretoria, comandada pelo ex-presidente Manuel da Lupa (2005-2013) pela péssima herança financeira que recebeu. "A péssima herança financeira da diretoria anterior que é de conhecimento de todos que frequentam ativamente nosso clube, somados a vaidades políticas e interesses pessoais foram obstáculos que minaram minha administração", disse ele no documento.
 
Lico disse que encontrou "resistência e oposições (...) que voltaram todas as suas forças para combater a minha gestão, inviabilizando os projetos de minha diretoria, acabando com minhas forças, comprometendo minha saúde e prejudicando nosso futuro".
 
Ele pediu desculpas aos conselheiros "que me deram o voto de confiança para unir nosso clube". "Minhas sinceras desculpas, pois realmente não consegui superar esse desafio. Fui vencido pela desunião de nosso clube".
 
O presidente do Conselho Deliberativo da Portuguesa disse que neste sábado haverá uma reunião com todos os departamentos do clube para discutir o futuro do clube. Ele disse que Lico se sentiu incomodado por tudo o que estava acontecendo, deixando o seu trabalho insustentável".
 
"(Com a renúncia) Ele honrou a história do clube e agora vamos nos reunir para traçar o futuro do clube. Deveremos ter uma eleição para decidir quem fica com a vice-presidência."