Topo

Torcidas do Atlético tentam fazer réveillon alvinegro virar tradição em BH

Torcida do Atlético-MG comemorou a chegada dos 107 anos de fundação do clube - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Torcida do Atlético-MG comemorou a chegada dos 107 anos de fundação do clube Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2015 06h00

Começou em 2008, ano do centenário do Atlético-MG, e se repetiu pela oitava vez em 2015. Sem qualquer tipo de festa oficial para marcar o aniversário do clube, a torcida atleticana se esforça para transformar a 0h de 25 de março, o popular réveillon alvinegro, em uma tradição em Belo Horizonte. A festa para marcar o aniversário do clube começa no início da noite do dia 24 dura até a madrugada, com direito a queima de fogos na “hora da virada”.

Assim como aconteceu nos anos anteriores, a torcida do Atlético vai até a porta da sede do clube, no bairro de Lourdes, região centro-sul da capital mineira, para celebrar o momento. A concentração começa ao anoitecer, mas em outra parte da cidade, na frente do Mineirão. São mais de duas horas de confraternização nas avenidas ao redor do estádio, para então começar a carreata rumo à sede.

Como não existe nenhuma festa oficial do clube, 12 torcidas organizadas do Atlético se unem para bancar as despesas, como trios elétricos, sinalizadores e foguetes. Um dos responsáveis pelo evento é o advogado Léo Tito, da torcida Embaixadores do Galo. “A torcida do Galo é uma família, todos se conhecem, todos são amigos. Então nada melhor do que fazer essa confraternização em prol do Galo”, comentou.

Embora ainda não seja um evento da Agenda Cultural de Belo Horizonte, a festa dos atleticanos ganha uma atenção especial da prefeitura municipal. A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) monta todo um esquema diferenciado para facilitar a festa dos torcedores e não atrapalhar o restante da cidade. Tanto na carreata que percorre um trecho aproximado de 10 quilômetros, quanto na aglomeração de torcedores na Avenida Olegário Maciel, localização da sede do Atlético, a empresa presta algum tipo de ajuda.

A Polícia Militar também destaca um contingente maior para fazer a segurança. No entanto nem tudo é perfeito, já que por se tratar de um evento informal não são disponibilizados banheiros químicos. Certamente algo que vai gerar reclamação dos moradores da região, além do barulho, pois a festa entrou pela madrugada.

Transformando as ruas e avenidas de Belo Horizonte em estádio de futebol que a torcida do Atlético marcou o início das comemorações pelos 107 anos do clube. E a promessa dos torcedores é que assim também vai ser no ano que vem. Então, que BH se prepare mais uma vez, pois no dia 24 de março de 2016 a expectativa é que ainda mais atleticanos estejam na rua, num evento popular que cresce a cada ano.