Topo

Dunga supera aproveitamento de Zagallo como técnico da seleção brasileira

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 20h09

O técnico Dunga chegou nesta quinta-feira a sua sétima vitória em sete jogos desde que retornou ao comando da seleção brasileira. Mais que a boa sequência após o vexame na Copa do Mundo (Felipão era o técnico), o treinador pode ostentar o feito de ter superado o aproveitamento de Zagallo no comando do Brasil.

Quando reassumiu o comando da seleção, Dunga era o segundo melhor técnico entre os comandantes das últimas duas décadas. Ele tinha 76,7% contra 78,9% de Zagallo. Mas depois de manter 100% em sete jogos, Dunga chegou a 79,1% dos pontos conquistados. Antes do confronto com os franceses, ele tinha 78,78% de aproveitamento.

Dunga esteve no banco de reservas do Brasil em 67 partidas e ganhou 49 delas, empatou 12 vezes e perdeu somente seis, uma delas para a Holanda, na Copa de 2010, que culminou na eliminação do Mundial.

Já Zagallo tem um número bem maior de partidas como técnico. Com passagens desde a década de 60, o ex-treinador conquistou 100 vitórias em 139 partidas, empatou 29 e perdeu apenas dez vezes.

E os adversários do Brasil desde que Dunga chegou não foram tranquilos. Ao menos seis deles estiveram na Copa. Além da França, Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia, Áustria e Suíça foram rivais de Dunga.

No próximo domingo, o treinador terá a chance de ampliar essa marca. O adversário será o Chile, em Londres, Inglaterra.

Felipão, que deixou o Brasil depois de duas derrotas na Copa, tem 74,7% de aproveitamento dos pontos no comando da seleção.

Vale lembrar que neste período, o Brasil também teve Candinho como técnico, que tem 100% de aproveitamento, pois fez apenas um jogo.