Topo

Lista de ex-cruzeirenses no Atlético neste século chega a 33 com T. Ribeiro

Thiago Ribeiro chega a Belo Horizonte nesta terça-feira - Ricardo Nogueira/Uol
Thiago Ribeiro chega a Belo Horizonte nesta terça-feira Imagem: Ricardo Nogueira/Uol

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/04/2015 06h00

Assim que surgiu a possibilidade de o atacante Thiago Ribeiro ser contratado pelo Atlético-MG a primeira sensação na torcida foi de como o clube alvinegro busca jogadores que atuaram pelo Cruzeiro. Sensação facilmente explicada pelos números recentes. Caso não tenha problemas nos exames médicos e assine o contrato, Thiago Ribeiro vai ser o 33º ex-cruzeirense a jogar pelo Atlético no século 21.

Com tantos nomes, a lista tem jogadores de todos os níveis e com os mais variados históricos defendendo o Atlético. Alguns se tornaram ídolos eternos da torcida atleticana, como o zagueiro Leonardo Silva, autor do gol decisivo na final da Copa Libertadores em 2013. Já outros apenas comprovaram apenas o erro estratégico da diretoria alvinegra.

Jogadores como Alex Alves, Uéslei, Lúcio Bala, Lopes, Fernandinho e Araújo são alguns exemplos. Foram atletas que chegaram sob suspeita à Cidade do Galo e pouco ou nada produziram em campo. O atacante Araújo, por exemplo, foi contratado em 2013, já aos 35 anos. Indicado por Cuca, ele não conseguiu se firmar. Apesar de marcar na estreia, justamente contra o Cruzeiro, ele não disputou mais do que cinco partidas. Aliás, entre todos os citados acima, nenhum superou a marca de 30 jogos com a camisa atleticana.

Se Leonardo Silva se tornou ídolo e outros decepcionaram, também tem os casos daqueles que jogaram bem pelo clube, mas não atingiram o patamar de idolatria. Marcelo Djian, Valdo, Djair, Ramon Menezes, Alex Mineiro, Marcinho e Alecsandro fazem parte desse grupo. Jogadores que foram bem com a camisa alvinegro, que cumpriram o que era esperado, mas não conseguiram lugares na galeria de ídolos.

O elenco atual do Atlético já conta com cinco jogadores que passaram pela Toca da Raposa. Além do já citado Leonardo Silva, o zagueiro Edcarlos, o lateral direito Patric e os meias Maicosuel e Guilherme também vestiram a camisa do Cruzeiro antes se tornarem atleticanos. Entre todos esses, nenhum sofreu tanto com a torcida alvinegra como sofreu Guilherme.

Contratado em 2011 como substituto de Diego Tardelli, o jogador chegou à Cidade do Galo marcado por causa do histórico em clássicos. Foram seis gols sobre o Atlético no período em que era jogador do Cruzeiro. A cobrança só diminuiu após o gol contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, na semifinal da Libertadores de 2013. Por isso, Guilherme avisou que o ex-companheiro de clube sabe muito bem o que vai encontrar a partir de agora.

“É um grande reforço. O Thiago é um jogador experiente e eu já tive a oportunidade de jogar com ele em 2008. Fico feliz, pois é mais um jogador que eu conheço e vou ter uma ótima condição de jogo junto a ele. É um jogador que só agrega potencial aos que estão aqui. Espero que ele chegue bem, chegue motivado e já sabendo que nossa ambição para o ano é grande. Que já venha consciente com o que vai encontrar aqui, tanto na concorrência como torcida. Ele já jogou em Minas e conhece bem”.

Veja os ex-cruzeirenses que jogaram pelo Atlético no século 21:

2001 - Marcelo Djian, Alexandre, Cleisson, Valdo e Djair
2002 - Ramon (retornando de empréstimo)
2003 - Alessandro Cambalhota, Alex Alves e Fábio Júnior
2004 - Alex Mineiro
2005 - Evanílson e Uéslei
2006 - Luisinho Netto, Marinho e Marcinho
2007 - Juninho e Lúcio Bala
2008 - Mariano e Gedeon
2009 - Renan, Jonilson, Alessandro, Lopes
2010 - Leandro, Fernandinho
2011 - Leonardo Silva, Patric e Guilherme
2013 - Alecsandro e Araújo
2014 - Maicosuel e Edcarlos
2015 - Thiago Ribeiro