Topo

Arena Corinthians sofre com PM, visitantes e obras. Será que agora enche?

Corintianos aguardam com ansiedade por um público de 40 mil torcedores na Arena - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Corintianos aguardam com ansiedade por um público de 40 mil torcedores na Arena Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 06h00

A torcida corintiana tem a expectativa de quando conseguirá colocar 40 mil torcedores na Arena Corinthians. Por enquanto, apesar da média de público alta para os padrões do futebol brasileiro, só tem passado perto disso. Há uma nova chance de alcançar esse número, o que representaria quase 100% de ocupação da capacidade disponível.

Na próxima quinta-feira, o Corinthians recebe o San Lorenzo-ARG e colocou mais de 41 mil ingressos à venda. Há 36 mil vendidos (sendo cinco mil em aprovação de pagamento) e só dois setores disponíveis (VIP e oeste inferior) para corintianos. Mas, ainda assim, é difícil ter certeza de que a marca sonhada será batida.

Um dos pontos é que o Corinthians depende da quantidade de torcedores visitantes que compram ingresso. Na última partida de Libertadores, contra o Danubio-URU, sequer havia 100 uruguaios na ponta da arquibancada sul que abriga os visitantes. Agora é aguardar pelo entusiasmo dos fãs argentinos do San Lorenzo-ARG.

Nos jogos de maior tensão, como clássicos, a dificuldade passa a ser outra, já que a Polícia Militar determina uma área de isolamento que ocupa aproximadamente mil lugares. "No último clássico com o Santos, perdemos quase dois mil lugares. Tivemos mil vazios e outros 900 que a torcida do Santos não comprou", afirma Lúcio Blanco, diretor de arrecadação do Corinthians.

Se hoje o objetivo de clube e torcida é bater a marca dos 40 mil, em breve essa estimativa vai aumentar. Antes previstas para conclusão em fevereiro, as obras que ainda estão em andamento levarão a capacidade da Arena Corinthians para os 48 mil previstos no projeto da Odebrecht. "No setor oeste, não temos usado (espaços) em sua plenitude por intervenções. Temos dois níveis de camarotes que ainda não estão prontos e correspondem a 2400 lugares", exemplifica o diretor corintiano.

Se hoje, graças às circunstâncias, não chega em 40 mil ingressos vendidos por partida, o Corinthians tem até a perspectiva de ampliar a capacidade máxima que era estimada para o estádio (48 mil). Com a retirada de cadeiras no setor norte, destinado às torcidas organizadas, o clube encomendou ao Corpo de Bombeiros um estudo que permite aumentar a quantidade de público atrás de um dos gols. Hoje, é visível o espaço disponível.

O Corinthians trata o assunto com cautela, já que a definição será dos órgãos públicos competentes. Mas tem estudo de empresa credenciada ao Corpo de Bombeiros que afirma que a capacidade do setor sul pode subir de 7300 para 8500 torcedores.

Confira os cinco principais públicos da Arena Corinthians:

Corinthians 2 x 0 São Paulo - Libertadores 2015 (38.487 pagantes)
Corinthians 4 x 0 Danubio-URU - Libertadores 2015 (38.471 pagantes)
Corinthians 2 x 1 Criciúma - Brasileiro 2014 (38.044 pagantes)
Corinthians 1 x 1 Botafogo - Brasileiro 2014 (37.119 pagantes)
Corinthians 0 x 1 Figueirense - Brasileiro 2014 (36.694 pagantes)