Topo

Corinthians sonha com 250 mil sócios. Para isso, irá buscar classes A e D

Elias recebe a camisa do sócio Reinaldo antes de completar 200 partidas pelo Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Elias recebe a camisa do sócio Reinaldo antes de completar 200 partidas pelo Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 06h00

Reinaldo se mostrou à vontade ao ser chamado para entregar a camisa número 200 a Elias, que concedia entrevista coletiva na última sexta-feira. O membro do programa Fiel Torcedor ainda arrancou risos dos jornalistas: diante do ídolo, que estendeu a mão, reagiu de forma espontânea: "primeiro vamos tirar a foto", disse a Elias.

Hoje, Reinaldo é um dos cerca de 94300 associados ao Fiel Torcedor, programa que ganhou força a partir de 2009 e assegurou uma das maiores taxas de ocupação de estádio do País nos jogos do Corinthians. Mas que, segundo o clube anunciará em evento na quinta-feira, vai mudar de maneira considerável. Tudo para tentar conquistar mais sócios com perfil diferente ao de Reinaldo. Aqueles que pagam pelo plano em troca de preferência pelo ingresso. O objetivo é claro: arrecadar mais.

Em pouco mais de dois meses como diretor de marketing nomeado pelo presidente Roberto de Andrade, o publicitário Marcelo Passos e o departamento liderado por ele desenharam um novo formato para o Fiel Torcedor tentar arrecadar mais. Em 2014, mesmo entre os líderes do segmento entre clubes brasileiros, o Corinthians registrou em balanço a receita de R$ 2,6 milhões. Internamente, o número é avaliado como muito baixo e representa apenas um percentual do arrecadado. Outra parte da fatia fica com a empresa Omni, que opera o programa.

Na quinta-feira, o Corinthians irá anunciar categorias de Fiel Torcedor que abrangem torcedores de todas as classes. De um lado, planos mais baratos para tentar atrair quem vive longe da Arena Corinthians, mas gostaria de contribuir. Nesse caso, Paolo Guerrero será utilizado como garoto propaganda com o slogan "Deixe o Corinthians mais forte".

Por outro lado, em especial, também tentar atrair os corintianos da classe A que frequentam o estádio de maneira assídua com planos que custariam até quatro dígitos por mês. E, a partir de categorias específicas, trazer os sócios para situações que normalmente são íntimas. Dar acesso ao vestiário e treinamentos, por exemplo. Proporcionar situações como a de Reinaldo, que posou ao lado de Elias. Recentemente, para atrair empresários, Tite gravou vídeo em que os convocava para acompanhar o evento desta quinta.

Desde a última gestão, o departamento de marketing do Corinthians discute maneiras de tentar diminuir o número de sócios inadimplentes ou que se retiraram do programa. Se unir quem está dentro com quem já esteve, o diretor corintiano Marcelo Passos acredita em alcançar até 250 mil sócios. O ranking nacional, segundo o Movimento Futebol Melhor, é liderado pelo Inter com 130 mil membros.

Em estudos realizados antes da chegada de Marcelo Passos, se concluiu que era preciso mudar o contato com os membros do Fiel Torcedor. Não existe, na prática, nenhum relacionamento entre clube e sócio após a venda. Tampouco há algo atrativo para quem, em média, vai a cinco jogos do clube no ano. "Tínhamos uma base de torcedores ávidos para se tornarem sócios, mas que não enxergavam relevância", explicou um funcionário do marketing à reportagem.

Para o novo Fiel Torcedor, o desafio está lançado. Será preciso fazer algo além de encher a Arena Corinthians. Usar o exemplo de Reinaldo, que conheceu um ídolo e foi estrela por um momento. Assim, atrair todos os tipos de corintianos e, acima de tudo, render mais dinheiro ao clube que precisa urgentemente arrecadar mais para pagar seu estádio e manter suas estrelas.

Também na quinta-feira

No evento a ser realizado antes de Corinthians x San Lorenzo, o clube também dará início às vendas de camarotes corporativos e cadeiras fixas para uma, duas ou três temporadas no setor oeste da Arena.