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Lembra? Corinthians teve trio DDD como mascote por patrocínio relâmpago

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 06h00

"Eu sou o D, eu sou o D, eu sou o D, somos o DDD". Uma das propagandas mais clássicas da história da televisão brasileira também fez parte do título do Corinthians. A Embratel estampava a marca DDD na camisa do clube paulista durante a conquista do Brasileiro de 1998. Mas, por onde andam os garotos que viraram celebridades há 17 anos?

Vlademir Alves, Felipe Rimério e João Francisco Botelho eram os três meninos que representavam o D vermelho, verde e amarelo, respectivamente. Hoje, o primeiro estuda Engenharia Mecânica, o segundo Mecatrônica e o terceiro Veterinária.

Os três ainda são lembrados pelas propagandas que estrelaram há 17 anos e também pelo fato de terem se tornado mascotes do Corinthians em algumas partidas daquela temporada. A lembrança maior é de João Francisco Botelho, que é são-paulino.

"Essa história pra que time eu torço é engraçada. Eu torço pro São Paulo, mas não sou fanático. Minha família inteira torce pro Corinthians e os outros dois DDD's também torciam, logo se imagina a zoeira que era comigo. Imagina você ver o jogo do Corinthians, no meio da torcida, e você sendo São Paulino. Mas é claro que na época todo mundo sabia disso e a situação foi levada com o maior bom humor e respeito", brinca João.

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Dinei comemora gol do Corinthians sobre o Cruzeiro, do goleiro Dida
Imagem: Evelson de Freitas-23.dez.1998/Folhapress

Apesar de se recordarem da propaganda (Felipe Rimério usa a imagem da campanha em sua foto de capa no Facebook), eles admitem que hoje em dia são poucos que ainda o reconhecem.

"A última vez que fui reconhecido por um estranho como 'D' foi há seis anos, quando eu tinha 18 anos. Neste dia, fui a minha primeira aula de inglês e quando entrei na sala o cara falou em voz alta: 'Eu te conheço'. Todos olharam admirados pela empolgação dele e eu mais ainda, então ele explicou: 'você deu um autógrafo para meu irmão há dez anos atrás...'. Bom, eu não lembrava especificamente deste autógrafo. Atualmente não lembro de alguém me reconhecer, quem sabe que eu participei da propaganda, principalmente os mais velhos gostam muito de lembrar do fato e divulgar para um amigo quando estou presente", falou Vlademir.

Como cada uma seguiu uma carreira diferente do outro, os três não mantém mais contato. Vlademir e Felipe até chegaram a ser cruzar na faculdade, pois ambos escolheram a mesma para fazer.

"O 'D' verde, eu o via algumas vezes até há uns três anos atrás na faculdade. Era engraçado revê-lo e fazer uma conversa rápida relembrando a época, mas principalmente era interessante chamá-lo de "D", coisa que ouvia todos os dias na faculdade por ser meu apelido", completou.

Apesar de cada D representar uma cor, o patrocínio do Corinthians na época teve de ser adaptado, principalmente pelo D verde. A camisa corintiana recebeu a inscrição toda em vermelho.

O acordo entre o clube e a empresa de comunicação aconteceu logo após a Embratel comprar a americana MCI. Na época, a companhia tentava popularizar as chamadas interurbano usando a sua operadora.