Topo

Muller marca na estreia da 4ª divisão. Mas a vitória foi mesmo de Tupãzinho

Muller (à direita) estreou com gol, mas viu time visitante marcar duas vezes com Kairo - Fernandópolis FC/ Divulgação
Muller (à direita) estreou com gol, mas viu time visitante marcar duas vezes com Kairo Imagem: Fernandópolis FC/ Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 06h00

A rodada que abriu a Quarta Divisão do Campeonato Paulista neste final de semana era cercada por uma grande expectativa: a estreia do atacante Muller, 49 anos, no Fernandópolis. O atacante não decepcionou, e balançou as redes aos 20 min do jogo em casa contra o Grêmio Prudente; no entanto, saiu de campo e acabou ofuscado por outro nome bem menos conhecido, que marcou duas vezes e assegurou a vitória dos visitantes por 2 a 1.

Kairo Magalhães dos Santos, ou apenas Kairo, tem 22 anos e é o atacante do Grêmio Prudente que marcou duas vezes na estreia de Muller. O primeiro gol, nos acréscimos do primeiro tempo; o segundo, aos 5 min do segundo tempo.

"A gente sabia que todo mundo ia lá para ver o Muller. A festa era dos caras, mas a gente sabia do nosso potencial. Para mim, foi gratificante pode fazer os dois gols e ajudar o Grêmio Prudente - que é o principal - e estragar a festa deles", comentou Kairo, em entrevista ao UOL Esporte.

Curiosamente, embora tenha roubado a cena na estreia de Muller pelo Fernandópolis, Kairo pouco acompanhou a carreira de um dos veteranos do FFC na Quarta Divisão. Quando Muller pendurou as chuteiras pela primeira vez, em 2004, Kairo tinha 11 anos.

"Não cheguei a ver muito bem ele jogar, mas já vi alguns gols. Na área, ele era mortal", analisou Kairo. "Mas sou corintiano, prefiro o Tupãzinho talismã", completou, rindo – não por acaso, já que Tupãzinho, o 'Talismã da Fiel', é justamente o técnico do Grêmio Prudente na quarta divisão paulista.

Fernandópolis 1 x 2 Grêmio Prudente - Vitor Ingrácia/Grêmio Prudente - Vitor Ingrácia/Grêmio Prudente
Fernandópolis perdeu em casa para o Grêmio Prudente na estreia da Segunda Divisão
Imagem: Vitor Ingrácia/Grêmio Prudente
O treinador foi contratado pelo Grêmio Prudente para a temporada 2015, após conquistar o acesso para a Série A-3 com o Tupã. Em 2014, o time de Presidente Prudente chegou aos quadrangulares da quarta fase, que definem os promovidos, mas acabou perdendo fôlego e ficou em último na sua chave.

Após a estreia vitoriosa, Kairo é só elogios ao novo treinador. "O Tupãzinho é ótimo treinador, conhece o atleta, conversa bastante com a gente. Ele passa confiança tranquilidade e tem uma história. Tudo fica mais fácil", disse o jogador, que evitou fazer críticas aos treinadores que comandaram a equipe em 2014 – China comandou a equipe ao longo de boa parte da Segunda Divisão, e Luiz Carlos Ferreira assumiu durante o quadrangular da quarta fase.

"Em relação ao ano passado, foi detalhe. Infelizmente, na última fase, faltou um algo a mais que neste ano não pode faltar. Não podemos cometer os mesmo erros", completou.

No que depender da estreia, Kairo mostra otimismo com a campanha. Em seu primeiro jogo oficial na temporada, o Grêmio Prudente venceu o Fernandópolis – que, além de Muller, contou também com o lateral direito Maurinho (ex-Cruzeiro e São Paulo) e como o atacante Alex Dias (ex-São Paulo e Vasco da Gama) em campo.

"A gente tem que respeitar (o Muller), com certeza. Um cara campeão mundial, tem que ter respeito", disse Kairo, que defendeu Grêmio Novorizontino (SP), Paulínia (SP), Assisense (SP) e Iraty (PR) antes de chegar ao Grêmio Prudente em 2014. "Mas medo assim, não. Todos sabem do potencial que têm, sabem da qualidade que têm", completou.