Topo

Despedida de Romário e estreia de Fred na seleção completam 10 anos

Romário é saudado por Robinho e Carlos Alberto no jogo de despedida pela seleção em 2005 - REUTERS/Paulo Whitaker
Romário é saudado por Robinho e Carlos Alberto no jogo de despedida pela seleção em 2005 Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 14h21

Há dez anos, um amistoso marcava uma passagem de geração na seleção brasileira de futebol: em um amistoso no Pacaembu o Brasil jogou contra a Guatemala para celebrar a despedida de Romário, em jogo que marcou a estreia do centroavante Fred, ainda uma jovem promessa do Cruzeiro, com 21 anos.

Para este jogo, o então técnico Carlos Alberto Parreira só podia contar com jogadores que atuavam no Brasil - uma vez que não se tratava de uma data Fifa. Assim, vários jogadores que não construíram história na seleção tiveram oportunidade, como o zagueiro Gláuber (então um jovem do Palmeiras) e o meia Marcinho (destaque do São Caetano).

O Brasil venceu a Guatemala por 3 a 0, Romário só jogou por 38 minutos, mas deixou sua marca de cabeça aos 16 minutos do primeiro tempo, aproveitando um cruzamento de Ricardinho, após uma reposição equivocada do goleiro guatemalteco.

Na comemoração, o atacante do Vasco de 39 anos levantou uma camisa com as palavras "Tenho uma filhinha down que é uma princesinha", em referência a Ivy, sua filha que havia acabado de nascer portadora de Síndrome de Down. Dez anos depois, o ex-jogador virou senador da república e hoje é ativista em prol de pessoas com necessidades especiais.

Romário ainda fez o segundo gol aos 26 minutos, mas o árbitro marcou impedimento e anulou o lance. Era o último lance de perigo do Baixinho, que fez 85 jogos pelo Brasil e marcou 71 gols, média de 0,83 gol/jogo.

Em sua saída, Romário deu uma volta olímpica e foi ovacionado pelo estádio aos gritos de "tetracampeão". Em seu lugar, entrou o atacante Grafite, que também estreava. Curiosamente, ex-atacante do São Paulo só voltou para seleção em 2010, em um amistoso antes da Copa de 2010, onde ele foi reserva de Luis Fabiano.

No ataque no lugar de Robinho, entrou Fred. O atacante do Cruzeiro não conseguiu balançar as redes, mas seu desempenho acabou agradando Carlos Alberto Parreira, com quem trabalhou na Copa do Mundo de 2006 e 2014.

Atualmente, Fred também já se aposentou da seleção com 39 partidas e 18 gols marcados, média de 0,46 gol/jogo.

BRASIL 3x0 GUATEMALA
 
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Martin Vasquez (Uruguai)
Auxiliares: Walter José dos Reis e Ednilson Corona (Brasil)
Público: 36.235
Renda:R$ 375.897, 00
Cartões amarelos: Romário, Marcinho (B); Girón
Gols: Anderson, aos 4min, Romário, aos 16min do 1º tempo; Grafite, aos 20min do 2º tempo
 
BRASIL: Marcos (Rogério Ceni); Cicinho (Gabriel), Ânderson, Fabiano Eller (Gláuber) e Léo; Mineiro, Magrão (Marcinho), Ricardinho e Carlos Alberto; Romário (Grafite) e Robinho (Fred)
Técnico: Carlos Alberto Parreira
 
GUATEMALA: Miguel Klée; Nestor Martinez, Pablo Melgar, Gustavo Cabrera e Denis Chen (Gomes); Julio Girón (Morales), Fredy Thompson, Angel Sanabria (Dávila)e Carlos Castillo; Gonzalo Romero e Hernán Sandoval
Técnico: Ramón Maradiaga