Topo

Com mais gols que Ronaldo e Messi, Magno Alves só não quer "enganar" aos 39

Magno Alves é o principal artilheiro mundial em atividade - Christian Alekson/CearaSC.com
Magno Alves é o principal artilheiro mundial em atividade Imagem: Christian Alekson/CearaSC.com

Roberto Oliveira e Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 06h00

Aos 39 anos e com mais de 20 anos de carreira, Magno Alves é hoje o maior artilheiro do futebol mundial em atividade. Atacante do Ceará, ele disputa a partir das 22h desta quarta a final da Copa do Nordeste, contra o Bahia. No jogo de ida, o Ceará venceu por 1 a 0, na Fonte Nova, em Salvador.
 
O atleta tem 428 gols no currículo em partidas oficiais por clubes, três a mais que o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e 12 acima do argentino Lionel Messi (Barcelona).
 
"Eu não quero enganar. Ficar me arrastando em campo só para bater recorde. Mas os fatos dizem por si só. Eu sou uma pessoa espiritualizada, acredito em Deus. Também tenho muito comprometimento. Sou uma pessoa que trabalha no que gosta e ainda recebe por isso. Tenho muita força de vontade. Nada cai do céu. Sou de uma família humilde. Eu sei de onde vim", diz o jogador.
 
A condição técnica e física do atacante de 39 anos é tão boa que impressiona o técnico do Ceará. "O  que explica o Magno Alves é a genética e principalmente o estilo de vida que ele escolheu. É um cara profissional, que está colhendo os frutos agora. É o falso magro, com uma impulsão que nunca vi. Incansável, é o maior goleador em atividade do mundo", elogiou Silas, que como jogador teve passagem de destaque pelo São Paulo.
 
Nascido no município de Aporá, na Bahia, Magno Alves começou a carreira no Ratrans, clube que disputou nos anos 90 a segunda divisão do Campeonato Baiano. Antes de chegar ao Fluminense, em 1998, ele passou por Valinhos, Independente e Araçatuba, do interior de São Paulo, e pelo Criciúma. Pelo time catarinense se destacou ao marcar oito gols em 15 partidas a atraiu o interesse do Flu.
 
Nas Laranjeiras, Magno Alves fez sucesso entre 1998 e 2002, em um dos momentos mais delicados da história do Fluminense. Na ocasião, o time passou pela Série B em 1998 e pela C no ano seguinte. Ele brilhou ainda na primeira divisão entre 2000 e 2002, com 43 gols, menos somente que o atual camisa 9, Fred. Ele é também o 11º maior goleador desde a fundação do Flu, com 143 gols.
 
Magno Alves costuma dizer que a sua longevidade no futebol se deve à sua dedicação pessoal ao esporte a à ausência de contusões graves durante a carreira.
 
Na temporada de 2014, em que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Ceará, ele atingiu a marca de 37 gols no ano, a maior registrada entre os jogadores que atuaram por clubes brasileiros no período. Nesse ano, é o vice-artilheiro da Copa do Nordeste com 5 gols, mesmo número de Kieza, do Bahia.
 
O bom desempenho recente de Magno Alves rendeu a ele a possibilidade de voltar a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, já que o Fluminense tem interesse em ter de volta o jogador.
 
Magno Alves tem como principal admirador no Fluminense o vice presidente de futebol Mário Bittencourt. O dirigente tentou sua contratação no ano passado com entusiasmo, mas acabou desistindo por causa das dificuldades impostas pelo Ceará e o alto salário do atleta, que não cabia na folha de pagamento do Tricolor na ocasião.
 
"O Magno Alves é um jogador que tem uma história no Fluminense. É ídolo da minha geração, tem qualidade e vem jogando sempre. Apesar da idade avançada, não sofre lesões, tanto que não sofreu nenhuma nos dois últimos anos”, destacou Bittencourt recentemente.
 
Magno Alves se diz feliz e orgulhoso com o interesse do Flu e sustenta que isso demonstra que ele ainda está com gás. "São pouquíssimas pessoas que chegam nesta idade de maneira competitiva. Hoje, no Brasil, tem o Zé Roberto. O calendário é que não ajuda muito. São muitas partidas seguidas", diz.
 
Quanto ao Fluminense, ele afirma que será necessário aguardar um pouco. "Estou em uma semana em que serão disputadas duas finais e somente depois disso é que vamos tomar uma decisão", afirma.