Topo

Prefere Messi x Ronaldo? Veja como foi duelo Zico x Maradona no Italiano

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 11h07

Se Messi e Cristiano Ronaldo param a Espanha quando se enfrentam, outra dupla agitou os gramados europeus 30 anos atrás. De um lado Zico, 32 anos, estrela da Udinese. De outro, Maradona, 24 anos, em sua primeira temporada pelo Napoli. Em comum com os craques de hoje estava a habilidade. E só. A dinâmica de jogo era totalmente diferente. Eles sobravam em campo.

O espaço que os adversários davam a Zico e Maradona chama a atenção. Se deixar um volante livre nos dias de hoje já custa caro, imagina dar espaço para a dupla. Eles dominavam a bola, visualizavam a jogada e faziam o passe. Os rivais? A dois, três metros de distância.

Nessa partida de 1985, Zico e Maradona nem pareciam disputar o duro Campeonato Italiano, até então famoso pela marcação ríspida. No círculo central, brasileiro e argentino comandavam os ataques de seus times sem muito esforço. E se os adversários ameaçavam encurtar os espaços, o show da dupla só melhorava.

Maradona abusava das tentativas de chapéu, bem sucedidas na maioria das vezes. A facilidade fica clara no vídeo acima (basta ver o segundo minuto). Os toques rápidos, de primeira, também faziam o meia do Napoli se destacar.

Enquanto isso, Zico, mais experiente, chamava a responsabilidade na armação da Udinese com dribles curtos e lançamentos precisos. Tabelar de calcanhar no meio-campo e arrancar até a área, como ele fez nesse jogo, mostra por que o brasileiro foi tão idolatrado.

Dar espaço para Zico e Maradona era um risco. Chegar junto, também. Hoje, Messi e Cristiano Ronaldo estão acostumados a dois, três rivais no cangote. Os dribles curtos e a movimentação constante são quase automáticos. E o “anti-jogo” sobre a dupla atual é recorrente. No meio-campo, agarrões e faltas para frear o jogo são comuns. Mas habilidade para escapar disso não falta para a dupla atual. Assim como não faltava para Zico e Maradona.