Topo

Fla joga mal, mas vence Icasa em dia de homenagem a herói do hexa

Gilvan Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2015 21h30

O Flamengo não teve uma grande atuação, mas fez o suficiente para vencer o Icasa por 1 a 0, neste sábado, no Romeirão, em Juazeiro, no Ceará - gol de Gabriel. A partida foi amistosa e serviu de preparação para a equipe que estreia no próximo domingo no Campeonato Brasileiro. O dia serviu também para homenagear Ronaldo Angelim, autor do gol que garantiu o hexacampeonato do Rubro-negro, em 2009. O zagueiro iniciou a carreira no time cearense, que também entrou na festa.

Fora das finais do Campeonato Carioca, o Flamengo agendou um amistoso com o Icasa para dar ritmo de jogo aos jogadores. A escalação da equipe já foi um ensaio para a estreia do Rubro-negro no Brasileiro, contra o São Paulo, no Morumbi. Contra um adversário inferior tecnicamente, o clube carioca partiu para cima desde o início e deu pinta de que o gol não demoraria a sair. Mas não foi bem isso o que aconteceu.

Antes dos cinco minutos de jogo o Flamengo teve duas oportunidades em que levou perigo ao goleiro Gabriel. Em um deles, o zagueiro Lima, do Icasa, tocou com a mão na bola em pênalti não marcado pela arbitragem. A melhor chance ocorreu aos 26min, quando Everton chutou da entrada da área e acertou a trave. O único lance de perigo do Icasa foi no fim da etapa inicial, aos 41min. Danrley perdeu chance de dentro da grande área, finalizando por cima do gol de Paulo Victor.

As equipes voltaram do intervalo com as mesmas escalações. O problema é que o ritmo do jogo caiu bastante e ambas as equipes pararam de produzir. Aos 14min, o técnico Vanderlei Luxemburgo lançou Marcelo, Almir e Mugni nas vagas Bressan, Arthur Maia e Marcio Araújo. O time melhorou em campo e chegou ao gol.

A jogada do gol saiu dos pés do trio, mas por incrível que pareça, dos pés do zagueiro Marcelo. Ele encontrou Gabriel livre na área, que não teve dificuldade para deslocar o goleiro do Icasa e estufar as redes, aos 21min. Em vantagem, Luxa faz mais seis substituições: saíram Paulo Victor, Jonas, Pará, Anderson Pico, Wallace e Marcelo Cirino, para as entradas de César, Cáceres, Luiz Antônio, Thallyson, Frauches e Eduardo da Silva.

Após todas essas alterações, o Flamengo passou a administrar o resultado e sequer chegava ao campo de ataque do adversário, que, por sua vez, mantinha a dificuldade de trocar passes. Nem tanto pelo jogo, o sábado valeu mesmo é pela homenagem a Ronaldo Angelim.